Shot de vinagre de maçã vira febre entre famosos: ele realmente emagrece?

Aliado a uma rotina de exercícios, a bebida ajuda a perder gordura no abdômen, além de fazer bem para a pele

Jennifer Aniston adotou a prática de beber vinagre de maçã Reprodução/Instagram

O novo fenômeno das redes sociais é recomendado por gurus da alimentação saudável e se tornou viral devido aos benefícios milagrosos atribuídos a ele por famosas que o consomem, incluindo: Victoria Beckham, Jennifer Aniston, Gwyneth Paltrow e Megan Fox. Os shots de vinagre de maçã em jejum são o novo elixir do bem-estar.

Dentre alguns dos múltiplos benefícios que lhe são atribuídos estão a melhoria da digestão, o aumento da ingestão de vitaminas e minerais, a diminuição dos níveis de açúcar no sangue, a melhoria do aspecto da pele e a ajuda na perda de peso.

A verdade é que o vinagre de maçã tem uma longa história como remédio caseiro. Durante anos tem sido usado para tratar doenças como dores de garganta e varizes. No entanto, a maioria desses poderes atribuídos a ele não foram comprovados pela ciência e permanecem como mitos. Somente nos últimos anos alguns pesquisadores começaram a olhar mais de perto os possíveis benefícios desse tipo de vinagre.

Até seus poderes curativos são tão antiquados que remontam à Grécia antiga, onde os gregos tratavam as feridas com este vinagre. E desde aquela época até hoje, as pessoas têm explorado isso como solução para problemas que aparecem e atrapalham o dia a dia, mas até que ponto eles são verdadeiros?

Vinagre de maçã em jejum: milagre ou farsa?

O vinagre de maçã é o suco fermentado de maçãs esmagadas e contém ácido acético e nutrientes importantes como as vitaminas B e C. Embora seja popularmente usado em molhos para saladas ou para cozinhar, há quem decida tomá-lo de estômago vazio como “shot” para incorporar rapidamente todos os seus nutrientes.

Tomar vinagre de maçã virou moda entre as famosas. — Foto: Unsplash

— Até agora, o único benefício para a saúde verificável que o vinagre de maçã tem é que, graças ao seu teor de ácido acético, melhora o uso do ferro contido nos alimentos de origem vegetal — esclarece a nutricionista Emilia Sosa.

Entre os múltiplos benefícios atribuídos ao vinagre de maçã e comprovados em estudos científicos estão:
  • Tem um alto teor de substâncias saudáveis. Os pesquisadores acreditam que o ácido acético é responsável pelos benefícios para a saúde do vinagre de maçã. Além disso, o líquido tem entre seus ingredientes potássio, aminoácidos e antioxidantes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.
  • Reduz a gordura abdominal. Um estudo realizado pela Universidade de Ciências Médicas de Israel mostrou que consumir vinagre de maçã e complementá-lo com rotinas de exercícios ajuda a perder gordura no abdômen. O líquido por si só não faz você “perder peso”, mas ao se exercitar e cuidar de suas refeições, a pessoa consegue que seu metabolismo acelere e ela emagrece.
  • Regenera e melhora a condição da pele. Muitos jovens afirmam usar este líquido concentrado para tratar infecções de pele, acne, melhorar a condição da pele e prevenir o envelhecimento. A pele é naturalmente ácida, portanto, o uso tópico de vinagre de maçã pode ajudar a equilibrar o pH natural da pele, melhorando sua barreira protetora.
  • Reduz os níveis de açúcar no sangue. Um estudo da American Diabetes Association sugere que o vinagre pode melhorar a sensibilidade à insulina em 19% a 34% durante uma refeição rica em carboidratos e reduzir significativamente o açúcar no sangue e a resposta à insulina.
Como tomá-lo?

Os gurus da saúde bebem diretamente na forma de uma dose, mas os profissionais recomendam diluir 1 ou 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em pelo menos 200 ml de água à temperatura ambiente.

Além disso, devido à sua acidez, sua ingestão diária e prolongada pode danificar o esmalte dos dentes, o esôfago e o sistema digestivo.

Sobre as alegações de que aparentemente consumi-lo ajuda a perder peso, Sosa ressalta que não há evidências consistentes nesse sentido.

— O ganho de peso é causado por diversos fatores ambientais, genéticos e metabólicos, por isso seu tratamento deve ser abordado com seriedade pela consultoria de profissionais que acompanham esse objetivo — conclui.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem