O processo de emagrecimento requer esforço e tem na alimentação a ferramenta principal para reduzir medidas.
Foto: Canva. |
Considerada pelos médicos e nutricionistas como o elemento principal para perder peso, a alimentação saudável deve ser composta principalmente por vegetais. Contudo, a dúvida sobre quais vegetais ajudam a emagrecer é comum entre os praticantes de certas dietas. Por isso, hoje você vai conhecer cinco vegetais que vão te auxiliar na conquista do peso saudável.
Importância de comer bem
O consumo de vegetais é essencial para uma alimentação saudável e está associado à melhora do controle e manutenção do peso, assim como a benefícios para a saúde de quem os consome, como menor risco de desenvolver doenças cardíacas e hipertensão arterial.
Embora os vegetais não sejam ricos em calorias, são repletos de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Contudo, alguns deles aceleram o processo de emagrecimento e podem ser consumidos sem moderação.Confira a lista a seguir
- Alliums (alho, alho-poró, cebola e cebolinha)
Presentes na mesa de muitas famílias brasileiras, os vegetais da família dos Alliums são fontes de prebióticos, compostos por fibras e carboidratos que contribuem para o crescimento de bactérias saudáveis no intestino, auxiliando o seu funcionamento. Podem ser usados como temperos, substituindo as versões industrializadas.
- Beterraba
Raiz de sabor adocicado, a beterraba é repleta de nutrientes como vitamina C, vitamina A e antioxidantes. Possui grande variedade de uso, e auxilia principalmente em dietas de ganho de massa muscular, por estimular o aumento do fluxo sanguíneo.
É amiga do emagrecimento pelo alto teor de fibras, que também contribui para melhoria do sistema gastrointestinal. Pode ser consumida crua ou cozida, em sucos ou em saladas.
- Brócolis
Extremamente versátil, o brócolis pode ser consumido de várias maneiras, como cozido no vapor, assado, refogado ou cru. Além da grande durabilidade dentro da geladeira, o brócolis é repleto de antioxidantes que ajudam a eliminar gorduras do organismo.
- Pimentas quentes
Embora não seja um ingrediente comum no cardápio dos brasileiros, o consumo de pimenta estimula a queima calórica em razão do efeito térmico presente no alimento.
Além disso, estimula o metabolismo e reduz inflamações, por conter antioxidantes. Pode ser usada para temperar alimentos e funciona como substituto dos temperos industrializados, normalmente repletos de sódio e gorduras.
- Pimentões
Os pimentões mais conhecidos são os verdes, amarelos e vermelhos. Podem ser usados em várias receitas e são alimentos ricos em vitamina C, importantes para proporcionar a sensação de saciedade e reduzir a vontade de comer ao longo do dia.
Fonte: Agência Texty