Manhã de votação no colégio UP da Praia do Canto, em Vitória — Foto: Amanda Monteiro/ Rede Gazeta |
Até às 17h deste domingo (30), segundo turno da votação que vai definir o próximo governador do Espírito Santo e o presidente da República, 155 urnas eletrônicas apresentaram problemas no estado. Dessas, 114 precisaram ser substituídas. As informações são do boletim do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), divulgado às 17h.
- Afonso Cláudio- 1
- Água Doce do Norte- 1
- Águia Branca- 3
- Alegre- 2
- Anchieta- 2
- Aracruz- 4
- Baixo Guandu- 1
- Barra de São Francisco - 5
- Brejetuba- 1
- Cachoeiro de Itapemirim - 3
- Cariacica- 36
- Castelo- 2
- Colatina - 7
- Conceição da Barra- 2
- Ecoporanga- 2
- Fundão- 1
- Guarapari- 7
- Ibatiba- 6
- Iúna - 1
- Linhares- 5
- Mantenópolis- 1
- Marilândia- 1
- Muniz Freire- 1
- Nova Venécia- 4
- Pancas - 1
- Pedro Canário - 1
- Pinheiros- 1
- Piúma- 1
- Rio Bananal- 2
- São Gabriel da Palha- 1
- São Mateus- 10
- Serra- 26
- Venda Nova do Imigrante- 1
- Vila Valério- 4
- Vila Velha - 4
- Vitória- 1
Crimes eleitorais
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp), foram registradas seis ocorrências de crimes eleitorais até às 15h. Ao todo, 22 pessoas foram levadas para delegacias e três apreensões foram feitas. Os principais crimes registrados foram de boca de urna e propaganda irregular. As ocorrências foram registradas em São Domingos do Norte, Nova Venécia, Piúma, Aracruz, Montanha, Colatina e Fundão.
Ocorrências
8h48: em São Domingos do Norte, Noroeste do Espírito Santo a promotora eleitoral fez contato com uma equipe policial e informou que pessoas estavam em frente a um bar, utilizando bandeiras de um candidato, o que é proibido conforme a lei 9.504/97. A equipe policial foi ao local e flagrou duas pessoas, que foram encaminhadas à Delegacia da Policia Militar (DPM) do município, assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberadas. As bandeiras foram apreendidas.
9h45: no bairro Bonfim, em Nova Venécia, uma equipe policial estava nas proximidades da igreja católica do bairro, quando foi acionada por uma fiscal partidária. A fiscal informou que uma mesária estava conversando com os eleitores da fila e pedindo voto para determinado candidato. Quando os militares chegaram ao local, a polícia encontrou ainda uma bolsa com adesivos de outro candidato. As duas mulheres foram conduzidas ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ).
10h06: em Nova Esperança, Piúma, uma mulher foi presa suspeita de fazer boca de urna na fila de votação e depois próximo ao portão da Escola Nova Esperança.
11h: em Aracruz, Jequitibá, a juíza eleitoral da 20ª zona solicitou a presença de policiais no local depois que um carro foi visto estacionamento em frente à Escola Luíza Silvina Jardim Rebuzi com a bandeira de um candidato sobre o capô. O dono do carro teve o material recolhido e foi orientado a retirar a bandeira no cartório ao término das eleições. No bairro Vila Rica, na mesma cidade, uma mulher fugiu deixando para trás a bandeira de um candidato à presidência que estava balançando com a chegada dos policiais. O material foi recolhido e levado para a sede do cartório eleitoral e poderá ser retirado pela dona.
11h56: em São Domingos do Norte, dois homens foram presos por suspeita de fazerem boca de urna, por volta de 11h56, em frente à Escola São Domingos. Nenhum material foi apreendido, porque de acordo com o juiz eleitoral, eles descartaram os panfletos com a chegada dos policiais.
12h: no Centro de Montanha, em frente à Escola Viva um homem foi preso com diversos materiais de campanha eleitoral no porta-malas do carro. Ele foi encaminhado à delegacia e o veículo apreendido até o término das eleições.
12h12: em Colatina, Noroeste do estado, o juiz responsável pelo Cartório Eleitoral solicitou à polícia a condução de três pessoas, suspeitas de promoverem desordem na Escola Godofredo Chaves Baião. Elas foram levadas à 15ª Delegacia Regional, onde assinaram um termo de compromisso.
13h55: em Fundão, 10 pessoas, entre homens e mulheres, foram presas enquanto faziam manifestação política coletiva em uma praça do bairro. O grupo estava com material de campanha e pregou uma bandeira na praça central do município.
Fonte: G1