ES terá novas urnas eletrônicas que serão usadas pela primeira vez nas eleições 2022


Os eleitores do Espírito Santo também poderão votar utilizando as novas urnas eletrônicas que serão usadas pela primeira vez nas eleições do próximo domingo (02). O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) confirmou o recebimento dos equipamentos, porém não informou a quantidade que será colocada à disposição do eleitorado.

Desenvolvida em 2020, a nova urna eletrônica possui um visual mais moderno em comparação com os modelos anteriores. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as urnas modelo UE2020, além de um novo design, também possuem um processador 18 vezes mais rápido que o da versão anterior.

Outra mudança, ainda conforme a Corte superior, é que o teclado da nova urna foi aprimorado e a bateria terá duração por toda a vida útil do equipamento.

Tela sensível ao toque

O terminal do mesário também passou por uma modernização: deixou de ter teclado físico e agora conta com tela sensível ao toque. Assim, enquanto uma pessoa vota, outra poderá ser identificada pelo mesário, o que aumenta o número de eleitores por seção ou diminui eventuais filas.

Acessibilidade

As novas urnas também trazem novidades no que se refere à acessibilidade, uma vez que garante o pleno exercício do voto a pessoas com deficiência visual e auditiva.

Modelos

No total, nas eleições deste ano entrarão em ação exatos 577.125 equipamentos de seis modelos distintos. Além das urnas eletrônicas do modelo 2020, também serão utilizados os modelos UE 2015, UE 2013, UE 2011, UE 2010 e UE 2009.

O TSE destaca que apesar de apresentarem algumas diferenças entre si, todas as versões da urna rodam com os mesmos programas, que foram integralmente desenvolvidos pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal e passaram por aprimoramentos feitos a partir de contribuições da sociedade.

Além de serem submetidos às investidas dos participantes do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS), os softwares ainda são assinados digitalmente e lacrados em cerimônia pública realizada no edifício-sede do TSE, em Brasília (DF).

Fonte: TSE


Postagem Anterior Próxima Postagem