O iraniano Amilari Baghaei, de 7 anos, conseguiu fazer 3 mil abdominais em apenas 2 horas (Foto: Reprodução/Instagram) |
Fazer 3 mil abdominais em apenas 2 horas é algo digno de atletas profissionais. Mas, surpreendentemente, quem busca o reconhecimento por esse feito é um menino de apenas 7 anos de idade. Desde 2020, o pequeno iraniano Amilari Baghaei tem compartilhado seus treinos nas redes sociais e, agora, busca melhorar ainda mais seu desempenho e luta para que sua habilidade seja legitimada por instituições internacionais, como o Guinness World Records.
Em janeiro de 2021, quando ainda tinha 6 anos, Amilari teve seu desempenho reconhecido pela Imaro World Organization and Confederation, quando conseguiu fazer 3 mil abdominais em um período de 2 horas e 10 minutos. "Meu recorde anterior era de 2.260 repetições. Definitivamente, eu vim ao mundo para lutar pelos meus sonhos", escreveu em um post no Instagram.
Em uma entrevista ao canal de televisão espanhol Antena 3, o menino contou que faz exercícios de cardio, judô, luta livre e boxe, todos os dias, em treinos de aproximadamente uma hora. "Para bater o recorde mundial, fiquei praticando por dois meses", lembrou.
Graças à intensa rotina de treinos, Amilari tem um porte físico diferente do esperado para meninos da sua idade, com músculos bem definidos. Ele conta que sua rotina é vista como inspiração por colegas da mesma faixa etária. "Quando me encontro com outras crianças, elas falam que gostariam de ser como eu. Me perguntam a que academia eu vou, porque queriam ter o meu abdômen", disse.
O gosto do menino por atividades físicas foi herdado do pai, Sadegh Baghaei, que além de seu treinador, é também judoca e fisioculturista. "Eu não queria que meu filho se dedicasse ao mundo dos esportes, mas, no fim das contas, é disso que ele gosta", comentou.
Criança pode fazer musculação?
A prática de exercícios físicos é extremamente importante para manter a saúde das crianças em dia. No entanto, o ortopedista pediátrico Nei Botter Montenegro, vice-presidente do Departamento de Ortopedia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), alerta para os exageros. Segundo ele, não é recomendado que crianças façam práticas de esforço muito grande como o levantamento de pesos e a musculação.
"Na extremidade dos ossos, existem placas de crescimento que são, na verdade, de tecido cartilaginoso, ou seja, menos resistente do que o próprio tecido ósseo. Nessas regiões, os músculos que fazem a movimentação das articulações, geralmente estão inseridos. Então, um esforço muito grande com a qual o músculo traciona o osso na região aonde o crescimento está ocorrendo, pode levar a lesões", alerta.
Segundo o especialista, há ainda o risco de doenças como a osteocondrite — inflamação conjunta de ossos e cartilagem — e fraturas de estresse, quando não há intervalo adequado entre cargas oferecidas na região de crescimento ósseo.
Amilari bateu o recorde mundial quando tinha apenas 6 anos de idade (Foto: Reprodução/Instagram) |
Fonte: Crescer