Uma nova frente fria, que foi originada por um ciclone extratropical, deve chegar ao Espírito Santo neste fim de semana e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode trazer fortes chuvas para o Estado.
Segundo a Agência Folhapress, o sistema chega a São Paulo a partir desta sexta-feira (21) e a Defesa Civil estadual já emitiu um alerta para o período, que deve permanecer até sábado (22). Já no domingo (23), a frente fria começa a se deslocar para o norte, levando as chuvas fortes para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a mudança climática já começa, neste sábado (22), por conta de áreas de instabilidade associadas ao calor e a presença de umidade.
Juntos, os fenômenos devem provocar pancadas de chuva, a partir da tarde, em uma área entre o Caparaó, no oeste da região Serrana e a parte central da região Sul. Para a Grande Vitória e os demais trechos das regiões Sul e Serrana, a previsão é de chuva fraca à noite. Já para a metade Norte do Estado não há expectativa de chuva.
Além disso, o vento sopra com intensidade moderada no litoral, com possibilidade de rajadas entre o litoral sul e o metropolitano. Apesar dos ventos e mudança de tempo, o calor continua em todas as regiões. Na Grande Vitória, por exemplo, a máxima vai ser de 33ºC e mínima de 21º.
Já no Sul do Estado, a máxima vai ser de 36ºC e mínima de 18º, enquanto na Serrana, a máxima chega a 33ºC e mínima de 18. No Norte, a máxima é de 34ºC e mínima de 21ºC e, no Noroeste, a mínima é de 21ºC com máxima de 33ºC.
No entanto, no domingo (23), o tempo muda em todo o Espírito Santo e são esperadas pancadas de chuva entre a tarde e a noite nas regiões Sul, Serrana, Grande Vitória e Noroeste. No Norte capixaba, a previsão é que chova à noite. Além disso, a temperatura máxima diminui em todo o Estado.
Na Grande Vitória, a queda é de 4ºC, saindo de 33ºC para 29ºC, com mínima de 21ºC. No Sul do Estado, a temperatura máxima diminui ainda mais, chegando a 31ºC com mínima de 18ºC, e, na Serrana, a máxima chega a 30ºC com mínima de 18ºC.
No Norte do Espírito Santo, a máxima é de 32ºC com mínima de 21ºC, enquanto no Noroeste, a máxima chega a 32ºC e mínima de 21ºC.
Fonte Inmet / Tribuna Online