José Antônio Basto saiu pela porta da frente antes de receber a sentença que o condenava a mais de 40 anos de prisão por matar a ex-mulher e o filho dela.
Já do lado de fora do Fórum, José Antônio aparece andando pela rua até chegar a um carro preto. Ele entra no veículo pelo banco do carona e é levado embora por uma pessoa até então desconhecida.
O Juiz Ivo Nascimento Barbosa, que assinou a sentença, disse que solicitou também os vídeos do circuito de videomonitoramento do Fórum para verificar uma possível participação interna durante a fuga.
Também informou que enviou à Polícia Federal e às polícias civis do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia o mandado de prisão de José Antônio, incluindo o nome dele na lista dos mais procurados do Espírito Santo.
A fuga
De acordo com a Polícia Militar, José Antonio estava em um corredor, na parte de trás do Fórum, e aproveitou para deixar o local pela porta da frente enquanto o júri se reunia para decidir a sentença dele.
O homem não estava na cela e nem algemado. Para fugir, ele teria se misturado no meio de familiares e amigos das vítimas, que estavam no local aguardando a decisão. Ele entrou em um carro e fugiu.
Um familiar de uma das vítimas, que preferiu não ser identificado, disse que o julgamento acontecia de forma tranquila e viu quando José Antônio saiu do auditório.
A princípio pensou que o julgamento teria terminado, e por isso não estranhou quando o segurança abriu a porta de saída para ele.
Da redação / Com informações do G1 ES