O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta segunda-feira (28), três alertas de chuva para o Espírito Santo, sendo um classificado como "grande perigo", indicado na cor vermelha, por conta do acumulado de chuva.
As cidades capixabas ainda têm outros dois alertas de perigo, indicados na cor laranja, devido às chuvas intensas e aos ventos costeiros. Os alertas são válidos até a manhã de terça-feira (29), mas podem ser renovados.
Seis municípios capixabas foram classificados com o alerta vermelho e correm risco de chuvas acima de 100 mm/dia, além do perigo de alagamentos, deslizamentos e o transbordamento de rios na região.
Já para as cidades em alerta laranja, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). O órgão também alerta para o risco de corte da energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Inmet recomenda que moradores dos municípios em risco permaneçam vigilantes e adotem precauções como desligar aparelhos elétricos, observar alteração nas encostas e permanecer abrigado. Em caso de alagamento, proteja-se os pertences com sacolas plásticas e entre em contato com a Defesa Civil.
Municípios do ES em alerta vermelho
- Conceição da Barra
- Montanha
- Pedro Canário
- Pinheiros
- Ponto Belo
- São Mateus
Municípios do ES em alerta laranja para chuvas intensas
- Afonso Cláudio
- Água Doce do Norte
- Águia Branca
- Alegre
- Alfredo Chaves
- Alto Rio Novo
- Anchieta
- Aracruz
Municípios em alerta laranja para ventos costeiros
- Anchieta
- Aracruz
- Cariacica
- Conceição da Barra
- Fundão
- Guarapari
- Iconha
- Itapemirim
- Jaguaré
- Linhares
- Marataízes
- Piúma
- Presidente Kennedy
- Rio Novo do Sul
- São Mateus
Fonte: Inmet / FV