O Espírito Santo deverá receber, nos próximos dias, os impactos diretos de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Segundo o Climatempo, o fenômeno deve provocar chuva muito volumosa em áreas já fragilizadas pelos temporais na virada de novembro para dezembro.
Ainda segundo o instituto, a zona vai atuar desde quinta-feira (15) até o domingo (18). A chuva volumosa também atinge a Bahia, o norte de Minas Gerais e norte do Centro-Oeste brasileiro, com acumulados superiores aos 100 mm de chuva.
No entanto, as áreas do sul de Minas Gerais, São Paulo, Rio De Janeiro, Mato Grosso do Sul e partes de Mato Grosso tem predomínio de mais sol, e chuvas que acontecem por calor e umidade, mas são passageiras e sem longa persistência.
Com a ação, as temperaturas ficam mais amenas nestas áreas devido a esse período de invernada, aumento da nebulosidade, de chuva e diminuição da incidência solar.
A Climatempo alerta para o risco de alagamentos, inundações e transbordamentos, deslizamentos de terra e queda de barreiras nestas áreas, vale ressaltar que o solo já está muito úmido nestas áreas devido às chuvas de duas semanas atrás.
Fonte: Climatempo / FV