Livros são distribuídos gratuitamente na Reta da Penha, em Vitória — Foto: Reprodução/TV Gazeta |
Em uma das esquinas mais movimentadas de Vitória, existe um cantinho que convida os pedestres para uma pausa. Na calçada, uma banquinha de incentivo à leitura oferece livros de diferentes gêneros, totalmente de graça.
As obras ficam expostas na Rua Madeira de Freitas, na Praia do Canto, perto da Avenida Reta da Penha, uma das mais movimentadas da capital capixaba.
O projeto “Pegue, Leia e Repasse”, que funciona no local todas as terças-feiras, é uma iniciativa da Associação Livros Para Vida.
“Dificilmente a pessoa não para. Ela fala: ‘mas é mesmo de graça? Eu não acredito’”, afirmou uma das voluntárias, Rosa Crivilin.
A orientação é de que todos os livros doados - que são classificados em categorias como infantil, capixabas, de terror, entre outros - sejam passados para outros leitores, e assim, mais pessoas têm oportunidade de ler.
Além de doar, o projeto também recebe doações.
“Partimos do princípio de que livro parado na estante é desperdício. Então nós queremos os nossos livros andando, criando cada vez mais leitores”, completou Rosa.
Amantes da leitura
A atendente de telemarketing Maria Paula Guimarães trabalha de home office, em Chácara Parreiral, na Serra. Mas de vez em quando, precisa ir presencialmente até a empresa onde trabalha, em Vitória. E em uma dessas idas, a jovem se deparou com uma surpresa.
“Eu estava voltando da hora de almoço do serviço e ouvi uma voz dizendo ‘você aceita um livro de graça?’. Achei que era pegadinha”, relembrou.
Ela já pegou quatro livros no projeto. Os últimos ainda estão na fila de leitura, mas os dois primeiros já foram repassados para frente.
“As pessoas, hoje em dia, estão tão grudadas no telefone que não reparam em livros, ainda mais de graça. Foi uma felicidade pra mim. Sou apaixonada por livros”, ressaltou.
Fonte: G1