O governador capixaba inicia seu terceiro mandato às 14h30, em ato oficial na Assembleia Legislativa
O governador reeleito, Renato Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço |
Neste domingo (01) tomam posse o presidente da República eleito e diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e os governadores eleitos e diplomados nos estados.
No Espírito Santo, o atual governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), reeleito para seu segundo mandato consecutivo será reconduzido ao cargo.
A cerimônia promete ser menos pomposa que o habitual, uma vez que se trata de reeleição. Casagrande será o responsável por colocar a faixa de governador em si mesmo, pois, nesse caso, não houve alternância de governos.
Confira os detalhes de cada cerimônia:
Posse do governador Renato Casagrande (PSB)
Neste domingo (01), o governador Renato Casagrande (PSB) inicia o seu terceiro mandato como chefe do Executivo estadual. A sessão solene de posse de Casagrande e de seu vice, Ricardo Ferraço (PSDB), acontece a partir das 14h30, na Assembleia Legislativa (Ales), em Vitória, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Ales e também na TV Educativa.
Casagrande e Ferraço devem entrar pelo térreo do Palácio Domingos Martins e aguardar no Salão Nobre. O presidente da Ales, Erick Musso (Republicanos), solicitará, então, que uma comitiva de deputados conduza o governador e o vice eleitos ao Plenário Dirceu Cardoso, onde será realizada a cerimônia.
A Banda da Polícia Militar executará os hinos do Brasil, do Espírito Santo e à Bandeira. O presidente da Casa fará seu discurso e, logo após, governador e vice farão o juramento com o compromisso de manter, defender e cumprir as Constituições Federal e do Estado, observar as leis e promover o bem geral do povo espírito-santense. O juramento está previsto no Regimento Interno da Assembleia e na Constituição do Estado.
Após a leitura da Declaração de Compromisso Constitucional e da assinatura do termo de posse, Renato Casagrande fará o seu discurso.
Encerrada a sessão solene na Assembleia Legislativa, o governador e o vice-governador empossados seguem para outra cerimônia, prevista para às 16h no Palácio do governo, o Palácio Anchieta.
(Da Redação / com informações da Folha Vitória)