Marcha pelas ruas de Brasília reúne ativistas de movimentos do campo, da cidade, indígenas e LGBTs rumo à Praça dos Três Poderes, onde será realizada a posse e o Festival do Futuro.
MST e movimentos populares abrem posse de Lula com marca de 10 mil.Créditos: Instagram / MST
Atacado frequentemente por Jair Bolsonaro (PL) nos últimos quatro anos, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) abre a posse de Lula (PT) neste domingo (1º) com uma marcha de 10 mil militantes de movimentos populares que percorre as ruas de Brasília.
Reunidos no Acampamento dos Movimentos Populares desde o último dia 30, representantes das organizações do campo e da cidade, indígenas, lgbts e outros ativistas saíram do estádio Mané Garrincha às 8 horas rumo à Praça dos Três Poderes, onde será realizada a cerimônia de posse e o Festival do Futuro, com apresentação de mais de 60 artistas.
"Chegamos até aqui e podemos celebrar essa grande vitória, além de reafirmar nosso compromisso de esperançar se organizando em nossos territórios. É com essa organização que vamos continuar fortalecendo a democracia e lutando pelas conquistas necessárias para transformar a vida do povo brasileiro", afirmou Ceres Hadich, da Direção Nacional do MST.
Com faixas, bandeiras das organizações, cartazes, batucadas e palavras de ordem, a Marcha dos Movimentos apresenta a simbologia da posse popular, em que o povo irá nomear e reafirmar Lula em seu terceiro mandato na Presidência da República.
“Nossas cores vão ocupar Brasília em uma ampla demonstração de que, democraticamente, venceu a vontade do povo para transformar nossa realidade, com Lula e com muita luta” emenda Ceres.
Eixo Monumental, domingo (1°), 9h30, vídeo do @ricardocorrea para o @OTempoBrasilia pic.twitter.com/py3KSxkyWP
— Renato Alves (@renatoalvesdf) January 1, 2023
Fonte: Revista Fórum