Poupar dinheiro é a meta de muitas pessoas, mas, antes de começar a guardar, é preciso aprender a gastar menos. Nesse sentido, algumas medidas que proporcionam economia nos gastos diários acabam fazendo a diferença.
Hoje, falaremos a respeito da conta de energia elétrica, que pode ficar mais barata se adotarmos algumas medidas simples, como simplesmente tirar alguns aparelhos eletrônicos da tomada.
Deixar o aparelho na tomada gasta energia?
Alguns aparelhos, como os televisores, têm uma luz vermelha, que fica acesa quando o equipamento está desligado. Há quem diga que essa luz já é o suficiente para aumentar o consumo de energia elétrica de uma residência. Será?
A primeira coisa que precisamos entender é que o ponto luminoso que fica constantemente aceso em aparelhos desligados é, na verdade, uma corrente elétrica contínua, que consome energia, portanto.
Isso significa que, se a ideia for apostar em todos os truques possíveis para diminuir a conta de luz, desligar todos os aparelhos da tomada pode, sim, colaborar com o consumo de energia elétrica da residência ao longo do mês.
De maneira isolada, cada aparelho em stand by consome uma quantidade muito baixa de energia, mas, se somarmos todos os aparelhos que existem em média em uma residência brasileira, chegamos a um valor que equivale a aproximadamente 5% do gasto mensal.
Além da televisão, dispositivos como o modem de internet e aparelhos como o micro-ondas também são exemplos de eletrodomésticos que consomem energia elétrica mesmo quando não são utilizados.
Por isso, se você e sua família ficarem longe de casa por vários dias, durante as férias, por exemplo, é uma ótima ideia tirar esses aparelhos da tomada.
E os carregadores?
Ainda que o carregador do seu computador ou tablet não tenha qualquer ponto de luz aceso, é importante saber que ele também consome energia pelo simples fato de ficar conectado à tomada.
O consumo é obviamente muito baixo, mas se a sua casa tiver vários moradores, que usam carregadores de celular, tablet, fones de ouvido e outros itens, aí a diferença ao longo do mês pode, sim, ser relevante.
Mais formas de poupar energia elétrica
- Tome banhos mais curtos e não muito quentes;
- Apague as luzes quando não tiver ninguém em algum cômodo da casa;
- Reúna quantidades grandes de roupas na hora de lavar e passar as peças;
- Prefira outras formas de assar alimentos, como a air fryer, e evite o forno elétrico convencional;
- Mantenha ar-condicionado e geladeira longe da luz solar;
- Não deixe que a fiação do seu imóvel fique velha demais;
- Se puder, invista em aparelhos inteligentes e que sejam programados para poupar energia elétrica.
Fonte: Concursos no Brasil