A Polícia Federal realiza na manhã desta sexta-feira (10), a Operação Pakman II, contra o grupo especializado em tráfico internacional, em especial de haxixe, entre o Espírito Santo e a Espanha.
Ao todo, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Cariacica, na Grande Vitória; Domingos Martins, na Região Serrana e São Mateus, no Norte do estado.
Com a operação desta sexta, a PF diz que pretende comprovar a conduta de cada um dos investigados e desestruturar o grupo financeiramente.
Em junho de 2021, durante a Operação Pakman I três pessoas foram presas e carros de luxo, uma moto e R$ 30 mil em espécie, celulares e máquinas de cartões bancários.
Dinheiro apreendido na operação da PF — Foto: PF/Divulgação |
Investigações
A Operação Pakman teve início com informações recebidas da Polícia Civil que dava conta da possível existência de um grupo de pessoas que comercializariam drogas na Grande Vitória, em especial o haxixe, que seria enviado para o ES a partir da Espanha.
Com o avanço da investigação, segundo a PF, foi constatado que, de fato, há uma organização criminosa com clara divisão de funções, com fornecedor de haxixe residente na Espanha, com gerentes em Guarapari e Cariacica, distribuidores em Vitória, Vila Velha e Serra, além de associados para a lavagem de dinheiro também na Grande Vitória.
De acordo com a PF, os integrantes da organização criminosa usam a gíria "pak" para se referir ao haxixe, assim, o responsável pelo fornecimento da droga seria o "pakman", por isso o nome da operação.
Da Redação com G1