Um homem acusado de furtar um cavalo, em Conceição do Castelo, no Sul do Espírito Santo, e abandoná-lo em sofrimento após o animal fraturar a pata durante a fuga foi condenado a pagar R$ 2.500 ao proprietário.
De acordo com as investigações, o acusado teria fugido com o cavalo para outra cidade após um descuido do dono do animal.
Porém, durante a fuga, o animal caiu em um buraco e fraturou a pata dianteira. Logo após, foi abandonado às margens de uma rodovia.
Na sentença, proferida pelo juiz da Vara Única de Conceição do Castelo, o réu também foi condenado a 1 ano e 5 meses de reclusão, 2 meses e 4 dias de detenção, e 29 dias-multa, mas a decisão foi convertida em duas penas restritivas de direitos.
Na sentença, o magistrado ainda observou: “A insensibilidade do acusado com o animal e o seu desejo em auferir lucro com o proveito do crime, que mesmo antes de abandonar o cavalo ao sofrimento, teve o cuidado de retirar a sela e levá-la consigo para vender, conforme declarações das testemunhas”, o que é motivo para aumento da pena prevista.
Fonte: Folha Vitória