Carga é considerada perigosa, pois em altas temperaturas pode produzir gases explosivos; trânsito no Trevo de Barbados foi interditado no sentido Colatina
Foto: Reprodução/ PRF
Parte da carga com nitrato de amônio se espalhou na pista, na altura do km 45,6 da BR 259, em Colatina |
Um caminhão transportando uma carga de nitrato de amônio tombou na noite dessa quarta-feira (1º) no km 45,6 da BR-259, em Colatina, na região Noroeste do Espírito Santo. A carga é perigosa.
O trânsito foi interditado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Trevo de Barbados, no sentido Colatina. O tráfego flui em duplo sentido na pista da direita no sentido Vitória.
A PRF informou que o motorista foi socorrido e encaminhado para um hospital. Uma equipe especializada se desloca de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, a 200 km, para realizar o recolhimento do que restou do carregamento.
Carga perigosa
Parte da carga ficou derramada na pista e sobre a vegetação nas margens da rodovia.
O nitrato de amônio é produzido industrialmente e costuma ser usado em fertilizantes e explosivos. É uma substância considerada perigosa. Ao se decompor, produz gases que podem explodir se forem aquecidos.
A substância é a mesma que provocou uma imensa explosão no porto de Beirute, no Líbano, em agosto de 2020.
Na época, um incêndio no depósito que guardava 2.750 toneladas de nitrato de amônio causou um imenso estrondo, que deixou quatro mil pessoas feridas e 100 mortos.
Fonte: Folha Vitória