Receita com três ingredientes foi ensinada para alunos de escola do ES, diante da epidemia de dengue vivida pelo estado.
Depois de anos com redução ou estabilização no número de casos de dengue, o Espírito Santo viu uma disparada da doença em 2023 e o governo do estado já declarou epidemia da doença.
Entre as recomendações para evitar o avanço da dengue, como não deixar recipientes com água parada e prezar pela limpeza de quintais, está o uso de repelente, que impede o mosquito transmissor da doença de se aproximar da pele e picar a pessoa.
No município da Serra, na Grande Vitória, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Edvaldo Lima dos Santos ofereceu uma oficina de fabricação de repelente caseiro para 54 crianças da unidade escolar.
Professora aplica spray de repelente contra mosquito da dengue em escola do ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta |
O produto tem apenas 3 ingredientes, sendo álcool de cereais, óleo mineral ou vegeral e citronela.
Conhecida pela sua função repelente e seu cheiro marcante, a citronela é uma planta originária da Ásia.
De acordo com especialistas, a citronela possui em seu óleo, componentes antibacterianos, antissépticos e fungicidas, capazes de prevenir infecções de pele e no combate às pulgas dos animais, por exemplo.
Planta citronela cresce o ano todo e se popularizou no Brasil pelo efeito repelente contra mosquitos. — Foto: Pixabay/Divulgação |
Repelente caseiro
Ingredientes
- 100 ml de álcool de cereais
- 25 ml de óleo mineral ou vegetal
- 30 gotas de óleo essencial de citronela
Modo de fazer
Misture tudo e deixe em repouso por 24 horas em um pote. Em seguida, coe e coloquei com um frasco com spray.
Fonte: G1