Homem é preso com submetralhadora em carro estacionado em supermercado

Segundo a polícia, a arma, comprada em uma feira de Vila Velha, seria usada por assentamento em área particular de empresa de celulose

Foto: Divulgação / PMES

A Polícia Militar de Linhares, no Norte do Espírito Santo, apreendeu, na noite do último sábado (11), uma submetralhadora calibre 380 que estava no interior de um veículo saído de Vila Velha, na Grande Vitória.

A apreensão aconteceu quando dois homens e uma mulher foram abordados pela polícia enquanto saíam de um supermercado localizado no município, onde o carro estava estacionado. Os agentes chegaram aos suspeitos por meio de informações trocadas com o 13º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de São Mateus.

A arma seria usada, conforme o Boletim de Ocorrência (BO) registrado pela PM, por supostos ocupantes de um assentamento rural instalado em uma área de propriedade da empresa Suzano, que atua no setor de celulose.

Inicialmente, os três ocupantes do veículo disseram não saber a origem da submetralhadora, que estava sem o número de fabricação e a marca a qual pertencia evidentes.

Além da arma, os policiais ainda encontraram, embaixo do banco dianteiro do automóvel, dois carregadores para submetralhadoras. Os agentes também apreenderam uma quantia em dinheiro e um aparelho telefônico.

Após relutar, um dos homens, identificado como Evangelista Custódio, de 52 anos, confessou ter comprado a arma pelo valor de R$ 1.500,00, em uma feira de Vila Velha.

Ele disse que levaria a submetralhadora para um assentamento rural onde reside, em Conceição da Barra, e que o objeto seria usado para se defender de invasores e, também, dos vigilantes da Suzano.

No entanto, segundo a polícia, o homem já estava sendo monitorado pelo serviço reservado do 13 º BPM, que obteve a informação de que a arma seria levada para um assentamento localizado em área da Suzano, devendo ser utilizada em possíveis confrontos com vigilantes da empresa.

Por fim, Evangelista foi conduzido para a 16ª Delegacia Regional de Linhares. Já a mulher, que admitiu ter um relacionamento amoroso com ele, e o outro que estavam no veículo, precisaram comparecer à delegacia para prestar os devidos esclarecimentos sobre os fatos.

Preso por parte ilegal de arma

Na tarde do domingo (12), a Polícia Civil confirmou o ocorrido e disse que Evangelista, após ter sido conduzido à 16ª Delegacia Regional de Linhares, onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, foi encaminhado à Penitenciária Regional do município, ficando à disposição da Justiça.

A Suzano foi procurada para comentar a ocorrência registrada pela polícia, mas não retornou aos contatos feitos pela reportagem até o final deste texto. Assim que houver retorno, as devidas atualizações serão feitas.

Em nota enviada à reportagem do Folha Vitória, a Suzano informou que tem sido alvo de "grupos organizados". Confira abaixo a nota na íntegra:

A Suzano vem sendo alvo constante de grupos organizados que promovem invasões em áreas da empresa e praticam a venda ilegal de terrenos no norte do Espírito Santo.
Vale destacar que na última sexta-feira (10) representantes desses grupos fecharam a rodovia, no norte do ES, sob a alegação de protestar contra a Suzano, que vem buscando amparo legal para recuperar as áreas que se encontram invadidas na região.

São grupos que estão organizados em associações, como por exemplo a Associação Filhos da África (AFA) e a Associação dos Remanescentes Quilombolas (ASMENQUINE), mas não representam os reais interesses das comunidades tradicionais da região, com as quais a Suzano mantém diálogo aberto e transparente, de maneira amigável e equilibrada, reconhecendo a sua relevância.

Reiteramos que a empresa cumpre integralmente as legislações ambientais e trabalhistas aplicáveis às áreas onde mantém atividades, tendo como premissas em suas operações o desenvolvimento sustentável e a geração de valor e renda, reforçando seu compromisso com as comunidades locais e o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Folha Vitória

Postagem Anterior Próxima Postagem