Jojo Toddynho na academia Reprodução/Arquivo pessoal |
Quem acompanha as redes sociais da cantora e apresentadora Jojo Todynho percebeu que no último mês ela teve uma mudança significativa nos hábitos rotineiros e alimentares. Além de ingressar em um curso de direito, ela tem levado marmitas para a faculdade e se dividido entre lutas de Muai Thai e musculação. A responsável pela mudança é a nutricionista Renata Branco que além de fazer a reeducação alimentar da cantora é também sua empresária.
— Estamos fazendo um trabalho com a Jojo há anos, ela já havia emagrecido, mas largou tudo, agora, no início de fevereiro, ela disse que realmente quer mudar sua alimentação, pegar sério na dieta e quer emagrecer cerca de 30 quilos. Mas sem pressa para isso, estamos indo no tempo dela — explica a nutricionista em entrevista ao GLOBO.
Como Jojo é uma pessoa que não é muito fã de dietas, a profissional tem um esquema híbrido de planejamento. Ora faz uma estrutura alimentar restritiva, retirando algumas comidas essenciais para a cantora, como o arroz, feijão, a linguiça e o ovo, e outras vezes é algo mais liberal, porém, com diminuição de volume nutricional. Como é o que ela está fazendo agora.
— Ela pode comer o arroz e feijão dela com linguiça, porém em menores quantidades. O que a gente evita de comer em qualquer um dos dois planejamentos é carboidratos como massa e pães. Isso por conta da gordura no fígado que estamos usando estratégias nutricionais e medicamentosa p ajustar — diz.
Em uma dessas mudanças de hábitos que Todynho fez, ela descobriu estar com esteatose hepática, condição conhecida como acúmulo de gordura no fígado, que pode acontecer devido ao excesso de peso corporal, diabetes, sedentarismo e alcoolismo.
Pacientes com diabetes e síndrome metabólica são mais propensos a ter esteatose. O risco também aumenta com o uso de anabolizantes. A concentração constante e prolongada de gordura no fígado pode provocar uma inflamação grave podendo evoluir para quadros graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer. Felizmente é uma condição que pode ser tratada e o principal meio para isso é uma mudança para hábitos alimentares mais saudáveis.
Segundo Branco, Todynho também toma uma pílula manipulada para o problema e mês que vem fará novos exames para saber como está a situação do fígado.
Marmitas
Algo que chamou a atenção dos seguidores de Jojo Todynho é que ela tem levado pequenas marmitas para a faculdade de direito que começou este ano também. Uma demonstração do quanto ela tem levado a nova dieta a sério.
Branco afirma que está sendo necessário uma mudança nas atitudes de Toddynho. Ela é uma pessoa que come muito a noite e fica o dia inteiro sem comer se for preciso, o que é errado. Segundo a nutricionista comer muito a noite acaba acumulando gordura, pois a noite não produzimos as enzimas digestivas como no almoço e nosso metabolismo esta mais lento se preparando para o sono, assim prejudicando o ciclo circadiano, consequentemente o sono, emagrecimento, ganho de massa, concentração, energia.
— Ela antes chegava muito tarde da faculdade e ainda jantava para depois dormir. Agora ela precisa dormir direto, então para ela não ficar com fome, peço para levar umas marmitas com pequenos lanches ou uma jantinha saudável para ela comer na hora da faculdade — explica.
Nessas marmitas podemos encontrar: frutas, iogurtes, aveia, uma proteína que pode ser um pedaço de carne, frango ou ovo e bastante salada. Em algumas noites, quando chega em casa, ela ainda pode tomar colágeno.
Além da dieta, a nutricionista ainda passa sessões de soroterapia para dar energia, disposição e até mesmo desintoxicação venosa para Todynho que não gosta de engolir comprimidos. Jojo contratou ainda uma personal trainer que faz musculação com ela e aulas de Muai Thai.
— É um conjunto de coisas que ela está fazendo para mudar a rotina e a alimentação. Ela não quer ficar muito magra. Ela gosta de ter um coxão, bundona e pernas grandes, mas com saúde e esse aumento de peso acaba a limitando. Ela não consegue ter energia e disposição para os shows que ela ama fazer, por exemplo. Então estamos buscando essa queda de peso, mas com aumento de gordura magra e muita saúde — diz Branco.
Fonte: O Globo