Os militares serão levados para o Quartel do Comando-Geral da PM, na Capital capixaba, e vão passar por uma audiência de custódia nesta quinta-feira (02)
Vídeo mostra momento em que PM mata adolescente rendido em Pedro Canário. (Leitor | A Gazeta)
Três policiais militares suspeitos de envolvimento na morte do adolescente já rendido em Pedro Canário, no Norte do Estado, foram detidos em flagrante ainda na quarta-feira (01). Eles foram ouvidos no 13º Batalhão da PM, localizado em São Mateus, município vizinho de onde ocorreu o fato.
Durante uma coletiva de imprensa no início da noite, o comandante-geral da corporação, coronel Douglas Caus, afirmou que os militares – cujas identidades não foram divulgadas – passarão por audiência de custódia nesta quinta (02). As armas dos militares foram apreendidas.
"Eles serão trazidos para o Quartel do Comando-Geral (em Vitória) e ficarão detidos. O auto de prisão em flagrante que está sendo feito será remetido pela Corregedoria à auditoria militar e, hoje (02), durante um audiência de custódia, o juiz auditor e o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) irão decidir pela continuidade da prisão", afirmou Caus.
Douglas Caus, comandante Geral da PM, falou do caso em uma coletiva de imprensa. (Carlos Alberto Silva)
O comandante-geral também comentou sobre o fato de que o relato dos oficiais, contido no boletim de ocorrência, não coincidir com as imagens que mostram a execução. "A Polícia Militar é uma das menos letais do País. Os militares foram imediatamente conduzidos. Não é o tipo de procedimento que a PM adota", afirmou.
"Nesse momento, todas as provas estão na mão do oficial que está confeccionando o auto de prisão em flagrante desses três policiais. Ele, melhor do que ninguém, que está assistindo aos vídeos, ouvindo os policiais, ouvindo testemunhas, pode enquadrar a tipificação que os indícios estão trazendo." (Coronel Douglas Caus - Comandante-geral da PM)
Entenda
Enquanto estava rendido, o adolescente Carlos Eduardo Reboucas Bastos, de 17 anos, foi baleado por um policial militar na manhã da quarta-feira (1), no bairro São Geraldo, em Pedro Canário, no Norte do Espírito Santo. Uma câmera de segurança flagrou toda a ação. No vídeo, o suspeito aparece já rendido e mesmo assim é alvo do disparo de arma de fogo à queima-roupa.
Em um primeiro momento, as imagens mostram o rapaz sentado. Depois ele se levanta, parece conversar com o policial e se aproxima de um muro. O PM segue com a arma apontada, até que realiza os disparos. A vítima cai no chão e o policial se afasta.
Fonte: A gazeta