Para que haja o envio sem dinheiro, os bancos utilizam o cartão de crédito do cliente, o que implica em uma taxa de utilização.
Certamente, o PIX foi uma das invenções que mais revolucionou o modo de consumir dos brasileiros. Afinal, trata-se de uma forma fácil, rápida e segura de enviar dinheiro. Mais do que isso, agora também já é possível fazer PIX sem dinheiro na conta através de alguns bancos. Continue a leitura e saiba quais são eles.
Como funciona o PIX “sem dinheiro”
O mecanismo é muito mais fácil do que muitas pessoas imaginam, visto que se trata apenas do envio de uma quantia mediante uma operação no cartão de crédito.
Portanto, seria o mesmo que fazer uma compra online, em que, na verdade, você acabará devendo ao banco a quantia do pix que entrará na sua fatura do cartão acrescentado de uma taxa de utilização.
Trata-se de uma forma muito útil de agilizar o pagamento que exige dinheiro na hora e para situações em que o cartão de crédito convencional não cabe. Ademais, ainda é possível parcelar o valor do PIX em diversas vezes, a depender do banco no qual o envio é feito.
Tudo isso com a praticidade do PIX que a gente já conhece, como envio 24h via internet. Todavia, essa modalidade de PIX se diferencia da tradicional, já que implica na adição de um valor devido à taxa de utilização de serviço.
Essa taxa também variará de acordo com o banco em que é feita a transferência. Atualmente, as taxas estão entre 3,99% e 9,9% do valor que você deseja enviar. Ademais, a porcentagem pode subir a depender da quantidade de parcelas.
Quais bancos possibilitam o PIX via cartão de crédito?
Até então são poucos os bancos que possibilitam essa ferramenta, sendo que, mais uma vez, os bancos digitais tomaram a dianteira nesse esquema. Isso porque, todos os quatro bancos que oferecem esse serviço no Brasil atualmente são do segmento digital.
No caso, são esses os bancos disponíveis:
- Nubank: Com possibilidade de dividir o dinheiro do envio em até 12 vezes no cartão de crédito;
- RecargaPay: Para fazer o PIX com o cartão de crédito é preciso que o cliente tenha uma carteira virtual. Então, ele pode fazer o envio com uma taxa de 4,49% para clientes comuns e 3,49% para assinantes do RicargaPay Prime+;
- Digio: O envio do PIX também pode ocorrer com o saldo no cartão de crédito, mas o valor do envio é um tanto alto, chegando a 9,9% ao mês;
- Banco BV: Aqui não existe a cobrança de taxa por envio, mas apenas acrescenta-se o valor do IOF, que pode variar entre 0,38% + 0,011% ao dia. Ademais, as transferências acontecerão pelo limite do cartão de crédito com o limite de R$ 1 mil por dia.
Fonte: Agência Texty