Alunos do Centro Familiar de Formação por Alternância (CEFFA) Normília Cunha dos Santos, de Barra de São Francisco, puderam discutir um pouco mais sobre qual profissão seguir e a importância de fazer escolhas certas ao longo da vida com a palestra "Semeando o Futuro - O que eu serei quando crescer?". O tema foi ministrado por servidores do projeto Polícia Penal nas Escolas, na última quarta-feira (15).
O projeto, que já atendeu mais de 10 escolas em diversas cidades da região noroeste do Estado, busca orientar crianças e adolescentes. “O objetivo é orientar crianças e adolescentes sobre as consequências futuras das escolhas feitas hoje. Exemplificamos, por meio de relatos reais, as consequências de escolhas boas e ruins. Cada uma escolha define o futuro”, explica Jeferson Soares, policial penal do Grupo Tático Móvel (GTM), da Diretoria de Segurança Penitenciária (DSP).
Para a diretora da escola, Lucineia Gomes da Silva, enfatizou que a conteúdo apresentado é de suma importância para a formação dos estudantes. “A palestra muito contribuiu para orientar nossos adolescentes quanto ao cuidado que devem ter no direcionamento das escolhas no cotidiano escolar e diante da vida”.
Servidores da Diretoria de Segurança Penitenciária (DSP) e Penitenciária de Barra de São Francisco (PRBSF) integram o projeto Polícia Penal nas Escolas. A abordagem do grupo é feita a partir de dinâmicas com depoimentos de vida que incentivam o resgate dos vínculos familiares, bem como o crescimento pessoal para que tenham autonomia na tomada de decisões, aprendam a fazer boas escolhas, saibam se relacionar, se expressar e se comunicar melhor.
Fonte: Governo ES