Delegado e especialista em Segurança da Informação detalharam medidas que podem ser adotadas.
O caso recente do médico Aloísio Vieira, assassinado a facadas e roubado após marcar um encontro pela internet, alerta para os cuidados que podem ser tomados para evitar situações de risco. Carlos Magno Santos Santana, 32 anos, preso pelo assassinato do médico, foi autuado por latrocínio (roubo seguido de morte) e já esteve preso por outros crimes como furto, tráfico de drogas, ameaça e lesão corporal.
O delegado Brenno Andrade, da Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos (DRCE), disse que um encontro malsucedido pode resultar em crimes, como estelionato, estupro, abuso sexual, homicídio e latrocínio e listou algumas dicas que podem ser adotadas:
- Marcar o encontro em local público;
- Levar uma pessoa e, de preferência, avisar parentes ou amigos que você está indo se encontrar com alguém;
- Passar o contato da pessoa do encontro para amigos ou parentes;
- Compartilhar a localização em tempo real com amigos ou parentes;
- Não entrar em carros de desconhecidos;
- Não deixar a pessoa buscá-lo na sua casa;
- Não fornecer dados pessoais.
"É o princípio básico. Você não fala com um desconhecido na rua. Na rede mundial de computadores as pessoas acabam falando, né? Tem que tomar cuidado com quem você acha que está falando porque de fato você não sabe quem é que está do outro lado do computador", disse o delegado.
Mulher mexendo no celular e no computador. — Foto: Reprodução/Pixabay |
Ao perceber alguma informação falsa ou que o perfil da pessoa é "fake", a recomendação do delegado é denunciar o suspeito à polícia e também denunciar a sua rede social.
"Peça para outras pessoas fazerem a denúncia [do perfil na rede social]. Quanto mais pessoas fizeram a denúncia, mais rápido esse perfil será retirado do ar. Impede que o criminoso faça outro? Não. Mas já dificulta para ele. A polícia, a partir daí, vai tomar as devidas providências para investigar e identificar essa pessoa", disse o delegado.
Otávio Lube, especialista em Segurança da Informação, também listou alguns cuidados que ajudam a manter um diálogo pela internet mais seguro.
"A primeira dica é ter muita certeza, fazer uma pesquisa e ver se essa pessoa trabalha no lugar que ela diz e buscar outras redes sociais", disse o especialista.
Outra orientação do especialista é verificar as fotos e comentários no perfil na rede social.
Fonte: G1