Sete crianças são internadas e um bebê morre por causa de doença respiratória em abrigo

Hospital Regional de Taguatinga, no DF — Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Sete crianças foram internadas e um bebê morreu com sintomas de bronquiolite, no abrigo de crianças Padre Cícero, em Taguatinga. Procurada nesta quinta-feira (30), a diretora da instituição não quis se pronunciar sobre o assunto.

A Secretaria de Saúde do DF afirmou que está ciente do surto da síndrome gripal no abrigo. Os casos leves estão sendo acompanhados pela equipe da UBS 1 de Taguatinga, segundo a pasta.

Ainda de acordo com a secretaria, os casos graves estão sendo tratados no Hospital Regional de Taguatinga.

A Vara da Infância afirmou que foi comunicada sobre a morte do bebê há três dias. Representantes do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) e da Secretaria de Saúde se reuniram para tomar providências sobre a saúde das crianças internadas e das outras sete que permanecem no abrigo.

A Secretaria de Desenvolvimento Social também esta acompanhando o caso, e aguarda autorização judicial para transferir as crianças para outra unidade. Por enquanto, novos encaminhamentos de bebês para o abrigo estão suspensos.

Aumento de casos graves

A Secretaria de Saúde informou que, este ano, houve um aumento de 62% dos casos graves de síndromes gripais em crianças com menos de dois anos.

A pasta explicou que esse é um período de sazonalidade da doença, que começou em março e vai até junho. Portanto, é uma situação prevista para todos os anos.

Com o quadro, a campanha de vacinação da gripe foi antecipada em 21 creches. Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias são o público alvo.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem