VÍDEO: Onça-pintada aparece em registro raro no Sul do ES


De acordo com especialistas, o animal não aparecia na região desde 1996, quando foi registrado no Parque Estadual do Forno Grande, no Sul do estado capixaba.

Onça-pintada flagrada em Mimoso do Sul, no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Uma onça-pintada apareceu em uma propriedade rural de Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo, localizada próximo a uma Área de Proteção Ambiental (APA) da região. O registro do animal em terras do Sul capixaba é raro, o último havia sido 27 anos antes. A imagem do maior felino das Américas foi gravada no dia 27 de fevereiro deste ano, mas divulgadas na terça-feira (7) após análise da equipe da unidade de conservação.

A câmera foi instalada pelo empresário Lucas Lopes na tentativa de flagrar onças-pardas, que já foram registradas na região.

"Teve bastante pegada por aqui e eu tive a ideia para poder filmar e possivelmente filmar uma onça -parda também. Só que pra nossa surpresa, não foi a parda, foi a pintada", disse.

Nos últimos meses, uma onça-parda foi vista pelas armadilhas fotográficas colocadas pelo Monumento Serra das Torres (Monast) em Atílio Vivácqua. Na época, moradores do entorno que viram pegadas nas imediações das propriedades foram orientados sobre ações para manter o felino longe das casas.

A propriedade onde a onça foi encontrada pertence ao produtor rural Pedro Lopes Filho, localizada a 12 quilômetros da sede e faz divisa com o Monast, unidade ambiental que abrange partes dos municípios de Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul. A reserva é administrada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

"Tudo que a gente quer é preservar, porque é um animal bonito, né?! E, segundo o que a gente ouviu, tá em extinção, então é um animal que podia preservar", disse o produtor rural.


Registro raro

Biólogo que presta serviços ao Mosnast, Rafael dos Santos esteve no local para averiguar a veracidade das imagens e comunicou aos órgãos ambientais. Segundo informações do profissional, o último registro na região Sul do Estado aconteceu em 1996, no Parque Estadual do Forno Grande.

“É um animal muito bonito e fiquei até com receio na divulgação das imagens, pois alguém pode tentar fazer o mal a ela”, disse Rafael.

A coordenadora do Projeto Felinos e Professora Titular na Universidade Vila Velha Ana Carolina Srbek de Araujo, que é especialista no assunto, explicou que há onças-pintadas no Espírito Santo, mas a espécie, atualmente, está restrita ao Norte do Estado, na região conhecida como Complexo Florestal Linhares – Sooretama, onde residem cerca de 20 animais.

“A gente nunca registrou onça-pintada. A gente tem registro de onça-parda e de outros felinos de menor tamanho, como jaguatirica, por exemplo”.

De acordo com o Diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica, Sérgio Lucena, as onças precisam de grandes áreas de matas e, muitas vezes, viajam entre as zonas de preservação.

"Eu acredito que o indivíduo que veio a aparecer em Mimoso do Sul, veio vagando, migrando, vagando, a partir do Caparaó, de fragmento em fragmento na Mata Atlântica até chegar na região. Ou seja, ele é um transeunte, ele é passageiro e está buscando possibilidades de alimentação, de estabelecimento e reprodução, mas não há área suficiente para suportar a população dele nesta região", disse.

Fonte: G1 ES


Postagem Anterior Próxima Postagem