Uma publicação nas redes sociais se tornou viral nos últimos dias, questionando que bicho seria o que aparece nas imagens. Entrando na brincadeira, até mesmo alguns biólogos disseram não reconhecê-lo. Veja o registro:
Foto: Reprodução | @choquei |
De acordo com o mestrando em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Daniel Motta, o animal que aparece nas imagens se chama amblipígio, que é um aracnídeo, ou seja, como as aranhas e os escorpiões.
“Apesar de serem chamados internacionalmente de aranha-chicote, eles não são aranhas. E também não podem ser chamados de insetos, já que estes têm apenas 6 patas, enquanto os aracnídeos contam com oito”, disse o biólogo.
Segundo Motta, no Brasil, eles são encontrados principalmente em cavernas e regiões subterrâneas dos estados brasileiros das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte e a principal característica do animal é ter o primeiro par de pernas muito grande, chamados de pernas anteniformes (com formato de antenas), que contam com função sensorial.
“São animais dóceis e não têm veneno, então não fazem mal aos seres humanos. São de hábitos noturnos e excelentes controladores de pragas, como as baratas e gafanhotos. Como curiosidade, este animal apareceu no filme Harry Potter e o Cálice de Fogo, durante uma aula de defesa contra as artes das trevas, do professor Alastor, o ‘Olho Tonto’”, contou Daniel, de forma lúdica.
Fonte: Folha Vitória