Ator estava internado após sofrer complicações em decorrência de uma cirurgia no quadril. Ele interpretou a personagem por 70 anos.
Barry Humphries como Dame Edna, em turnê de despedida em Londres, em 2013 — Foto: Joel Ryan/Invision/AP/Arquivo |
Barry Humphries, comediante australiano conhecido por interpretar a drag Dama Edna Everage, morreu aos 89 anos. De acordo com a agência de notícias Associated Press, ele estava internado em Sydney, na Australia, depois de sofrer complicações em decorrência de uma cirurgia no quadril, realizada em março. A morte foi confirmada neste sábado (22) pelo hospital.
Humphries criou a personagem Dama Edna na década de 1950, quando ainda morava na Australia, como uma sátira às donas de casa do subúrbio, inspirado pela sua própria mãe.
Barry Humphries após receber a medalha da Ordem do Império Britânico da Rainha Elizabeth II, em 2007 — Foto: Steve Parsons/Pool Photo via AP/Arquivo |
A personagem se tornou um grande sucesso nos anos de 1970, quando o ator levou sua peça para Londres.
Em um comunicado, enviado à BBC News, sua família o lembra como "completamente ele mesmo até o fim, nunca perdendo sua mente brilhante, sua inteligência única e generosidade de espírito".
A nota diz ainda que os fãs de Humphries eram "preciosos para ele" e que seus personagens, "que trouxeram risos a milhões, vão viver."
O ator também deu voz ao tubarão Bruce na animação "Procurando Nemo", da Pixar de 2003, e participou de filmes como a comédia "O Diabo é meu sócio", de 1967, "Spice World", "O Hobbit" e "Absolutely Fabulous: O Filme".
Ele recebeu um prêmio Tony em 2000 pela sua performance na Broadway em "Dame Edna: The Royal Tour". Humphries foi casado quatro vezes, e deixa mulher, Lizzie Spender, e quatro filhos.
Fonte: G1