Shelber Antunes tem um filho de 5 anos no Brasil; buscas pelo jovem mobilizam Força Aérea
Shelber Antunes tem um filho de 5 anos no Brasil; buscas pelo jovem mobilizam Força Aérea Arquivo pessoal cedido ao GLOBO |
O brasileiro Shelber Antunes, de 25 anos, desapareceu na tarde de terça-feira após entrar no mar da praia Velha, em Ovar, Portugal. Ele teria começado a nadar ao lado de um amigo, mas não conseguiu sair. De acordo com a imprensa local, as buscas pelo jovem, que tem um filho de 5 anos no Brasil, continuam nesta quarta.
O alerta às autoridades surgiu por parte de um terceiro amigo, também brasileiro, que ficou na areia e viu o momento em que os dois começaram a ter dificuldade para nadar. Um deles chegou a sair, mas Antunes permaneceu no mar.
No mesmo dia, a procura pelo brasileiro se dividiu entre meios aéreos, marítimos e terrestres, mas foram suspensas após o pôr do sol por “fracas condições de visibilidade”. Nesta quinta-feira, uma embarcação, três jet skis e um helicóptero da Força Aérea retomaram as buscas.
O amigo que conseguiu sair do mar foi encaminhado ao hospital e deve receber apoio psicológico. Na praia, o gabinete de psicologia da Polícia Marítima e os psicólogos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) prestaram apoio ao terceiro membro do trio, que havia dado o alerta, assim como a outros amigos que foram ao local.
— Embora estejamos em dias de verão, o mar ainda está [como no] inverno. Às vezes por desconhecimento, principalmente por parte de pessoas que estão habituadas a águas mais calmas, as pessoas entram no mar e pensam que nada vai acontecer. Mas o mar está com muita força — disse Vítor Conceição, comandante da Capitania do Porto de Aveiro.
Nesta quarta-feira, Conceição disse à imprensa portuguesa que o mar estava “agitado e sem condições para os banhistas”. Explicou, ainda, que “apesar de não ser visível”, os dois podem ter sido “traídos por um agueiro (fortes correntes de retorno)”.
Fonte: O Globo