Confira por que não se deve guardar panela com comida na geladeira

Saiba por que  não é recomendável guardar panela com comida na geladeira — Foto: Reprodução da internet/Unsplash


Sobrou comida do almoço ou jantar, e a forma mais prática de armazená-la parecer ser guardar as panelas na geladeira, correto? Mas pode guardar panela com comida na geladeira? A resposta é: não. Segundo a nutricionista Licia D'Ávila, "panelas esmaltadas que contenham revestimento de chumbo, cádmio, níquel, podem transferir estes metais para o alimento". A longo prazo, essas substâncias podem causar danos à saúde. A profissional falou mais sobre o armazenamento das sobras de alimentos. Confira a seguir:

Por que não é recomendável guardar panela com comida na geladeira

"Não é recomendável guardar panela com comida na geladeira para evitar que o alimento agregue micropartículas de metais", afirma Lícia. Ela explicou mais sobre o assunto:

"Quando um alimento é preparado em altas temperaturas, o material de revestimento da panela conta muito, já que [micropartículas] podem ser transferidas para o alimento com maior facilidade. Por isso, é sempre importante escolher panelas de qualidade como as de porcelana, vidro ou cerâmica."

Além disso, como as panelas não fecham de forma hermética, ou seja, não impedem que o ar saia e entre, existe a possibilidade de a comida ficar imprópria para o consumo devido à proliferação de micro-organismos.

Qual é a melhor forma de armazenar a comida que sobrou da refeição?

Para guardar a comida que sobrou, prefira potes de vidro ou porcelana. Se for usar recipientes de plástico, certifique-se que eles são livres de bisfenol A (BPA), um composto químico que é prejudicial à saúde. É importante também que os potes tenham boa vedação. Além disso, "as comidas prontas devem ser guardadas longe dos alimentos crus. De preferência na parte superior da geladeira, para evitar contaminação cruzada", afirmou Lícia.

Qual é o tempo recomendado para o consumo da comida já pronta?

Isso depende da fatores diversos como ingredientes da receita, variação de temperatura da geladeira ao abrir e fechar a porta e vedação e higienização dos recipientes em que estão a comida.

"Por exemplo: em uma receita de picles, a presença do ácido acético irá ajudar a conservar e aumentar a durabilidade do alimento. Porém, preparações básicas do dia a dia, se bem guardadas em recipientes higienizados e bem vedados, e ainda mantidos sob temperatura em torno de 5 graus Celsius, levam até 72 horas com menor potencial de iniciar proliferação bacteriana", explicou a nutricionista.

Fonte: Receitas


Postagem Anterior Próxima Postagem