Quantas vezes você já viveu momentos ruins nos seus relacionamentos e pensou que a outra pessoa precisaria mudar para que a relação melhorasse?
Você concorda que, quando você deposita no outro a responsabilidade pela mudança, você está abrindo mão da boa convivência que vocês ainda poderiam construir?
Se você está disposto a usar o seu poder pessoal para melhorar os seus relacionamentos, veja as três verdades que eu trouxe para te ajudar.
Verdade número 1: Tome cuidado com as “projeções”
“Projeção” é um termo da psicanálise para descrever o mecanismo de atribuir a outra pessoa algo que está presente em você mesmo(a). É um mecanismo de defesa do inconsciente que projeta em outras pessoas as suas próprias questões, carências e defeitos.
Afinal, é mais confortável visualizarmos nossos problemas nas outras pessoas do que em nós mesmos, não é verdade?
Na prática, isso significa que, quando algo te incomoda em alguém… é sinal de que está na hora de você olhar para si mesmo(a).
Tomar consciência desse mecanismo é importante para que você não deposite nas pessoas ao seu redor a responsabilidade de mudar para que o relacionamento melhore. Antes mesmo de existir um defeito nessas pessoas, existe uma questão em você mesmo(a) que você tem o poder de melhorar.
Quando você decidir olhar com amorosidade para suas próprias questões antes de criticar e julgar os outros, te garanto que você vai evitar muitos conflitos e desgaste emocional.
Verdade número 2: A compaixão é o que vai te ajudar a fazer as pessoas a crescerem junto com você
Se você já está identificando suas fragilidades pessoais e assumindo a responsabilidade de lidar com elas, chegou a hora de exercitar sua compaixão para ajudar as pessoas com quem você se relaciona a crescerem junto com você.
A compaixão é o sentimento que te permite estar em posição de igualdade para com os outros.
Você e as pessoas com quem você convive são igualmente imperfeitas. Tomar consciência disso é a melhor forma de se conectar com elas.
Portanto, se você precisa conversar com alguém sobre como melhorar o relacionamento, se você precisa dar um toque para que uma pessoa mude de alguma forma, você precisa praticar a compaixão. Essa é a maneira mais fácil de evitar mal-entendidos, competições e conflitos. Praticando a compaixão você consegue se comunicar de forma mais clara e amorosa, e a outra pessoa sente as suas boas intenções.
Verdade número 3: Pratique a escuta ativa e esteja aberto(a) a outros pontos de vista
Da mesma forma que identificamos e nos posicionamos sobre pontos de melhoria nas pessoas com quem convivemos, se desejamos cultivar relações de crescimento mútuo, precisamos estar abertos a ouvir o que o outro tem para nos dizer.
Quando estamos abertos a receber feedbacks e a olhar para nós mesmos com honestidade, estamos acolhendo nossas fragilidades de hoje com a certeza de que amanhã poderemos ser pessoas melhores, mais maduras e realizadas.
Assim, viver um melhor relacionamento com nós mesmos e com os outros se torna uma consequência.
Se você quer melhorar seus relacionamentos, eu te convido a refletir sobre como você pode agir de forma diferente a partir de hoje levando em conta essas três verdades.
Fonte: Folha Vitória