Conheça 5 alimentos que parecem saudáveis, mas não são

De barra de cereal a biscoito 'fit'. Para não cair nas armadilhas o ideal é sempre ler os rótulos antes de consumir os alimentos

Foto: Montagem Folha Vitória

Adotar uma dieta com alimentos variados, nutritivos e saudáveis em meio a correria do dia a dia pode não ser uma tarefa muito fácil. E é nesse momento que há o risco de cair na armadilhas do 'mundo fit'.

O perigo está nas prateleiras dos mercados. Elas apresentam aos consumidores inúmeras opções rápidas de consumo e que são, aparentemente, saudáveis. Contudo, a grande maioria, são verdadeiros vilões.

Dito isso, o Folha Vitória ouviu a nutricionista Julia Poltronieri a fim de desmascarar esses vilões. Confira a seleção dos principais alimentos que 'parecem ser o que não são':

1) Manteiga e Banha de Porco

O primeiro vilão da lista é a manteiga e banha de porco. A nutricionista afirma que ambos os alimentos são ricos em gorduras saturadas que, consumidas em excesso, podem aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Foto: Montagem / Folha Vitória

Já o azeite e o abacate, podem funcionar como boas alternativas para substituir a manteiga e a banha de porco em algumas preparações por serem gorduras monoinsaturadas. Veja a explicação da nutricionista:

Gorduras monoinsaturadas são mais vantajosas do que as saturadas pois aumentam a produção de enzimas que oxidam a gordura e, em consequência disso, evitam excesso de LDL no sangue - o chamado colesterol ruim. Além disso, também proporciona ao organismo uma maior sensibilidade a insulina", afirmou Julia Poltronieri.

2) Barra de Cereal

Julia Poltronieiri afirma que a barrinha de cereal pode até ser uma opção saudável de lanche mas, deve-se escolher com cuidado pois existem muitas opções disponíveis no mercado.

O ideal é sempre ler o rótulo para verificar os ingredientes e as informações nutricionais do alimento. De acordo com a nutricionista, os principais ingredientes das barrinhas são: açúcar, xarope, maltodextrina e gordura hidrogenada.

Foto: Reprodução/Pinterest

O recomendado é escolher as barras com ingredientes naturais, como frutas, nozes e sementes pois possuem um baixo teor de açúcar e gordura. A nutricionista lembra que as barrinhas jamais devem substituir uma refeição principal do dia.

"É importante lembrar que as barras de cereais não devem substituir as refeições principais e devem ser consumidas com moderação como um lanche ocasional, especialmente se o objetivo da pessoa é a perca de peso", aconselha a nutricionista.

Uma boa opção para substituir são Mix de Nuts que nada mais é do que uma mistura de frutas secas com nozes, castanhas, amêndoas, damasco, tâmara, amendoim, uva passa e entre outros. Julia Poltronieiri afirma que o lanche alternativo pode ser preparado facilmente em casa e dá para levá-lo a qualquer lugar.

3) Peito de Peru

Julia Poltronieiri declara que, apesar do peito de peru ser um alimento com baixo teor de gorduras e poucas calorias, ele não é saudável.

Foto: Reprodução/Pinterest

"É comum vermos sanduíches naturais sendo preparados com o peito de peru, contudo, como todo embutido, ele possui inúmeros aditivos químicos como o sódio, conservantes, corantes e compostos nitrogenados, dentre eles, o nitrito de sódio que é extremamente prejudicial ao organismo. Uma boa saída é substituir o peito de peru por frango desfiado, atum ou pastinha de ovo cozido", sugere.

4) Bebidas lácteas saborizadas

As bebidas lácteas, de acordo com a nutricionista, são compostas por inúmeros ingredientes nocivos a saúde como conservantes, corantes, amido e muitos açúcares que são apresentados nos rótulos como xarope, maltose e frutose.

Foto: Reprodução/Pinterest

A melhor opção para substituí-los são os iogurtes naturais. Para quem deseja atribuir mais sabor e valor nutricional a refeição há a possibilidade de adicionar geleias 100% naturais ou frutas picadas aos iogurtes naturais.

5) Biscoitos 'fit' industrializados

Por fim, Julia Poltronieri afirma que a maioria dos biscoitos 'fit' industrializados possuem na composição gordura vegetal, hidrogenada e açúcares.

Foto: Reprodução/Pinterest


A orientação da nutricionista é sempre ler o rótulo pois há marcas que produzem biscoitos integrais industrializados e que são saudáveis. O mais leve de todos são os biscoitos de arroz que feitos a base de apenas dois ingredientes: arroz integral e sal.

Fonte: Folha Vitória

Postagem Anterior Próxima Postagem