Covid: prefeituras no ES iniciam imunização com vacina bivalente para acima de 18 anos; veja onde e como se vacinar

Prefeituras já estão aplicando o imunizante ou se organizando para abrir agendamento para aplicar a vacina bivalente nos próximos dias.

Vacinação bivalente vai seguir ordem dos grupos prioritários — Foto: Reprodução/Ricardo Medeiros

Várias prefeituras no Espírito Santo já iniciaram a aplicação da vacina bivalente contra a Covid para todas as pessoas acima de 18 anos. Nesta quarta-feira (26), outras cidades também vão abrir o agendamento para tomar a dose de reforço. A imunização começou após o anúncio feito pelo Ministério da Saúde de ampliação das faixas etárias contemplas com a vacina.

Segundo a pasta, o objetivo é "reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país". Os seguintes públicos estão aptos a receber o reforço bivalente da covid-19:
  • Quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer há pelo menos quatro meses;
  • Também pode receber quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso.
Cachoeiro de Itapemirim

De acordo com a prefeitura, a imunização já começou na terça-feira (25), na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu, no bairro Santo Antônio, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sala de imunização. As vacinas são aplicadas das 8 às 16h,

Guarapari

De acordo com a prefeitura, a vacinação do reforço bivalente iniciou na terça-feira (25) em todas as unidades de saúde que possuem sala de vacina. Não é necessário fazer agendamento.

Cariacica

A Prefeitura de Cariacica, na Grande Vitória, disse que a vacinação no município começa nesta quarta-feira (26) sem a necessidade de agendamento em 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS). A imunização seguirá conforme a demanda e disponibilização de vacina, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30; e no Shopping Moxuara, de quinta a domingo, das 10 às 18h.

Ainda de acordo com a gestão, as UBS que contam com salas de vacina são: Campo Verde, Cariacica-Sede, Itapemirim, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha II, Novo Brasil, Oriente, Padre Gabriel, Porto de Santana, Operário, Jardim América, Bela Vista, Vila Graúna, São Geraldo, São João Batista, São Francisco, Valparaíso, Santa Fé, Bela Aurora, Santa Bárbara, Flexal, Rio Marinho e Itaquari.

A prefeitura informou ainda que o público-alvo da campanha também engloba pessoas a partir de 12 anos com comorbidades, deficiência permanente, imunocomprometidas, vivendo em instituições de longa permanência, e indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

Viana

De acordo com a prefeitura, a vacinação de reforço bivalente começou nesta terça (25) para todos os públicos nas 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Viana, com livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamentos.

Vitória

Na Capital, de acordo com a prefeitura, o agendamento para a aplicação do reforço com a bivalente vai ser aberto nesta quinta-feira (27), às 12h. Ao todo, serão 3.758 vagas.

Para marcar a aplicação da vacinação, o cidadão deve acessar o site de agendamento da prefeitura ou agendar pelo aplicativo Vitória Online.

A aplicação do imunizante será entre os dias 29 de abril e 5 de maio nos locais abaixo:
  • Sábado (29): Igreja Evangélica Batista de Jardim da Penha e nas Unidades de Saúde Jardim Camburi, Santo Antônio, Conquista, Ilha de Santa Maria e Maria Ortiz.
  • Segunda (1º): Igreja Evangélica Batista de Jardim da Penha e Unidades de Saúde Jardim Camburi e Santo Antônio.
  • Terça (2) a sexta-feira (5): Unidades de Saúde Jardim Camburi, Vitória, Conquista, Maruípe, Santo Antonio, Forte São João, Ilha das Caieiras, Ilha de Santa Maria, Praia do Suá, Jardim da Penha, Andorinhas, Santa Luiza, São Cristóvão, Consolação, Grande Vitória, Jabour, Santo André, Santa Marta, República, Quadro, Maria Ortiz, Alagoano e Resistência.
Marina Maria Fernandes de 74 anos foi a primeira pessoa a ser vacinada durante a cerimônia — Foto: Reprodução/Ricardo Medeiros

Colatina

De acordo com a prefeitura, a vacinação do reforço com a bivalente ocorre a partir desta quarta-feira (26) na Estação Central, das 8 às 15h30, de segunda a sexta-feira. A estimativa, segundo o público, é de imunizar cerca de 90 mil pessoas.

Vila Velha

Vila Velha, de acordo com a prefeitura, vai incluir este novo público nas ações de imunização já programadas para esta semana, seja os agendamento via site e também na imunização por livre demanda, prevista para o dia 29 de abril nos shoppings Boulevard e Praia da Costa.

Ainda de acordo com a gestão, o município tem mais de 5 mil doses no estoque para iniciar a vacinação do novo público da bivalente e aguarda nota de liberação de doses da Rede de Frio da Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa).

Linhares

De acordo com a Prefeitura de Linhares, a vacinação do reforço bivalente começa a ser aplicada nesta quarta-feira (26), em todas as 31 salas de vacina do município.

Serra

De acordo com a Prefeitura da Serra, o reforço da bivalente já vai ser aplicado nesta quarta-feira (26) por meio de agendamento no site da prefeitura. Os imunizantes serão aplicados nas Unidades de Saúde do município.

De acordo com a gestão, aos finais de semana e feriados a população pode se imunizar, sem agendamento, em diferentes pontos da cidade, incluindo Unidades de Saúde selecionadas, das 8 às 16 horas, e no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras. No shopping, aos sábados, a imunização acontece das 9 às 17 horas; e, aos domingos e feriados, das 10 às 17 horas.

Vacinação contra a Covid-19 em Vila Velha, ES — Foto: William Caldeira/Prefeitura de Vila Velha

Cobertura está em 21%

De acordo com a Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa), a cobertura estadual da bivalente para grupos prioritários está em 21%. A vacinação em cada cidade, no entanto, depende de decisão dos gestores locais.

A Sesa informou ainda que é necessário adequar o sistema Vacina e Confia de acordo com a nova instrução do Ministério da Saúde.

De acordo acom a Sesa, há doses em estoque para iniciar a vacinação deste público-alvo e gradativamente o Ministério da Saúde enviará nova remessa.

O Espírito Santo iniciou a vacinação bivalente contra a Covid-19 para grupos prioritários no dia 27 de fevereiro. Um ato foi feito parar marcar o funcionamento do esquema vacinal.

Fonte: G1

Postagem Anterior Próxima Postagem