Escolas públicas e particulares fazem atividades para incentivar a paz

Roda de conversa entre alunos em prol da paz em escola na Zona Sul de SP nesta quinta(20) — Foto: Reprodução/TV Globo

Escolas públicas e particulares de São Paulo fazem nesta quinta-feira (20) diversas atividades para incentivar a paz. Os atos ocorrem depois dos ataques às escolas na capital paulista e em, Blumenau, em Santa Catarina.

Por meio das ações, as instituição buscam levar a alunos e professores um ambiente de acolhimento e diálogo. As famílias dos estudantes também participam.

Os eventos envolvem atividades culturais, artísticas, esportivas e musicais.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) participou de uma ação para acolhimento e fortalecimento da cultura de paz na EMEF Perimetral, na Zona Sul da cidade.

Na escola municipal, localizada em Paraisópolis, os alunos se reuniram em uma roda de conversa, durante o início da tarde.

A programação na instituição conta ainda com uma caminhada dos estudantes com os pais em prol da paz na escola.

Também na Zona Sul da cidade, uma escola particular exibiu murais com palavras em torno da campanha e os alunos pintaram cartazes com dizeres que buscam propagar mensagens de não violência.

"A gente acredita que com o poder da educação, a gente pode emanar mensagens de paz, de amor, de desenvolvimento, de respeito, de cidadania. A gente entende que esses valores devem sair dos muros do colégio para uma sociedade mais justa, democrática, igualitária", disse a Adriane Ideta, Diretora Pedagógica do colégio particular.

A estudante Fernanda de Freitas ressaltou que as escolas estão sempre focadas nas provas e vestibulares. A adolescente, no entanto, acredita que atividades que permitem outras questões também são importantes, permitindo ampliar a visão de mundo dos jovens.

"A gente sempre fica no foco das provas, dos vestibulares, mas quando muda pra outras questões importantes, abre a nossa visão pro mundo", disse Fernanda.

Alunos fazem cartazes para propagar mensagens de não violência em escolas de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Governo e Prefeitura lançaram medidas para reforçar segurança nas escolas de SP

A Prefeitura de São Paulo lançou nesta quarta-feira (19) um aplicativo de segurança para situações de emergência ou perigo em escolas da capital paulista. O AlertaSP funcionará inicialmente em 4 mil colégios a partir desta quinta (20).

A ação contempla o pacote de medidas anunciadas na última semana pela gestão municipal para reforçar a segurança nas escolas municipais, após o ataque a uma escola estadual na Zona Sul da capital, que deixou uma professora morta e outras quatro pessoas feridas.

Além de 'botão de alerta', a prefeitura da capital também prometeu que irá reforçar a ronda escolar. Conforme apurado pelo g1, a medida também foi anunciada por pelos menos outras 6 prefeituras da Grande São Paulo.

Já nas escolas estaduais, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou na última quinta-feira (13) a contratação de 550 psicólogos e de empresas de segurança privada para atuar nas instituições do estado. Os profissionais, segundo a gestão estadual, devem começar a atuar entre os meses de junho e julho.

Escola Estadual Thomazia Montoro recebeu nova pintura — Foto: Arthur Stabile/g1

Fonte: G1



Postagem Anterior Próxima Postagem