Esta edição acontece já nos próximos dois finais de semana: 14 a 16 e 20 a 23. Um dos pontos altos do evento será o cannoli, uma sobremesa tipicamente italiana
Foto: Divulgação Santa Teresa Gourmet |
Que Santa Teresa, município da região Serrana do Espírito Santo, tem tudo a ver com gastronomia, todo mundo já sabe. Principalmente quando se fala em tradição da Itália, já que a cidade é a primeira colônia italiana no Brasil.
Desta vez, será realizada a 9ª edição do Santa Teresa Gourmet, que já se tornou uma marca forte, que só cresce ao longo dos anos. Esta edição acontece já nos próximos dois finais de semana: 14 a 16 e 20 a 23 de abril. A presença de renomados chefs está confirmada, além, é claro, das “nonnas” da terceira idade, que abrilhantam o evento.
A surpresa desse ano é também o destaque para uma sobremesa italiana imperdível e ainda pouco difundida no Estado: o cannoli. Para fazer o leitor sentir o gostinho deste doce, o chef Kleysson Cesconetto, que participa pela segunda vez seguida do evento, explicou detalhadamente como ele é.
“O cannoli é uma massinha crocante por fora com recheio cremoso e macio por dentro. Ele pode ser de vários sabores, como chocolate, por exemplo. O clássico italiano é o de ricota com frutas cristalizadas. No evento, serviremos o tradicional e também um com creme de confeiteiro e gotas de chocolate, que é o que mais sai. A apresentação ainda contará com a massa banhada com chocolate”, descreveu.
Como spoiler, o chef contou que além dos dois sabores fixos, cada dia do Santa Teresa Gourmet contará com um terceiro sabor especial.
Os cannolis ficarão na praça de alimentação do evento, ao lado da Secretaria de Cultura do município, logo em frente às nonnas.
Foto: Divulgação Santa Teresa Gourmet - Kleysson Cesconetto e Alessandro Eller |
Membro de carteirinha
Um chef que é membro de carteirinha do evento é Alessandro Eller, que a partir do dia 6 de maio comanda, junto com Paôla Cakes, a 4ª edição do reality show da TV Vitória, o Mais Doce.
Para Eller, Santa Teresa destaca a cultura italiana no Espírito Santo e o festival gastronômico traz um sentimento de pertencimento à população, já que uma das formas de valorização da cultura de um povo é por meio da gastronomia.
“Lá é feito um trabalho de resgate das tradições, principalmente com as nonnas. Dentro da nossa praça, há uma unidade com elas, que preparam as massas lá mesmo, durante o evento. É possível até levar as massas para casa. É um barato poder bater papo, ouvir a história delas, ver como ficam orgulhosamente vestidas à caráter”, pontuou.
Agroturismo, produção de vinhos e cervejas artesanais
Além de valorizar a culinária em si, o evento ainda traz espaço para apresentação do agroturismo da região, com queijos, embutidos e café, além da produção de vinhos e de cervejas artesanais.
“A produção vinícola tem crescido em qualidade em Santa Teresa. As uvas estão ganhando destaque. As parreiras de antes eram de uvas que não tinham condição adequada para produção de bons vinhos. Hoje são produzidas as uvas cabernet sauvignon, merlot e chardonnay. Durante a imigração, como não tinha uva por aqui, criaram o que se chama de vinho de jaboticaba, que na verdade é um fermentado. Com o tempo entendeu-se que era possível produzir uvas de grande qualidade também”, disse Alessandro Eller.
Além disso, segundo o chef, a cultura cervejeira também cresceu muito na região, sendo que o município conta com seis cervejarias participantes: a Três Santas, a Teresense; a Berger Beer, a Zamprogno, a Red Rock e a Doutora Breja.
Shows e aulas gratuitas
A programação do festival não para. Enquanto no primeiro final de semana haverá jantares especiais em restaurantes do município, com a presença de grandes Chefs, no segundo haverá as famosas aulas-show de culinária, de forma gratuita, na praça de alimentação.
A duração das aulas será de 14h às 21h e ainda é possível degustar os pratos feitos pelos gastrônomos presentes.
Em termos de música, o evento conta com apresentações culturais com bandas e com espaço para conhecer os queijos, embutidos e cafés da região.
Fonte: Folha Vitória