Março fecha com 585 milímetros de chuva em Rio Branco; mais que o dobro do esperado

Acumulado de chuva esperado para o mês era de 270,1 milímetros. Com chuvas acima da média, Rio Acre passa pela maior cheia dos últimos oito anos na capital.

Com chuvas acima da média, Rio Acre passa pela maior cheia dos últimos oito anos na capital — Foto: Pedro Devani/Secom

Março foi bem mais chuvoso do que o esperado. Segundo dados da Defesa Civil municipal, Rio Branco encerrou o mês com um acumulado de 585,9 milímetros de chuva. Esse número é mais que o dobro da média esperada, que era de 270,1 mm.

Com esse volume de chuvas, o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordo, de 14 metros, no último dia 23 e desde então segue em alta na capital. São cerca de 56 mil moradores atingidos pela enchente, que é a maior dos últimos oito anos.

Os dias mais chuvosos de março foram 23 e 24, quando o acumulado de chuva chegou a 187,2 milímetros em 48 horas.

Volume de chuva no mês de março de 2023 por dia

Em 2022, o mês de março fechou com 431,3 milímetros de chuva. Na época, eram esperados 290 milímetros e as chuvas também ficaram acima da média.

Cheia do Rio Acre em Rio Branco — Foto: Marcos Vicentti/ Secom

Enchente do Rio Acre

O nível do Rio Acre marcou 17,55 metros na medição das 9h desse sábado (1) em Rio Branco e segue em tendência de elevação.

Segundo dados da Defesa Civil Municipal, são cerca de 972 famílias com cerca quase 3 mil pessoas desabrigadas. Ainda segundo a Defesa Civil de Rio Branco, 1,3 mil famílias com 4,5 mil pessoas estão desalojadas por conta da enchente, ou seja, foram levadas para casas de parentes ou amigos.

Ao todo, 40 bairros da zona urbana de Rio Branco atingidos pela enchente do Rio Acre. Além disso, 27 comunidades rurais estão atingidas, com 4,1 mil pessoas de mais de mil famílias.

Nível do Rio Acre atinge 17,34 metros e mais de 2,8 mil pessoas estão desabrigadas em Rio Branco — Foto: Eldérico Silva/Rede Amazônica

Com a subida do Rio Acre e o acúmulo de balseiros, a Ponte Juscelino Kubitschek, conhecida como Ponte Metálica, foi interditada na noite da segunda-feira (27), em Rio Branco por medida de segurança. Enquanto isso, o tráfego na Ponte Coronel Sebastião Dantas está em mão dupla, assim como na Epaminondas Jácome.

Seis municípios acreanos decretaram situação de emergência: Rio Branco, Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Sena Madureira. No sábado (25), o governo federal reconheceu a situação de emergência em Rio Branco por causa dos estragos causados pelas chuvas e na quarta (29) fez o reconhecimento da situação de emergência de Brasiléia, Assis Brasil e Xapuri.

No domingo (26), os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a ministra do Meio Ambiente Marina Silva e o secretário nacional da Defesa Civil, Wolnei Wolff, chegaram ao Acre para um sobrevoo pelas áreas alagadas. Eles percorreram os bairros, conversaram com moradores e garantiram a liberação imediata de R$ 1,4 milhão para ajuda humanitária.

Alerta de temporal

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a emitir um novo alerta laranja de chuvas intensas para todo o Acre, com validade até às 10h do domingo (1).

A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos que podem chegar de 60 a 100 quilômetros por hora.

As instruções dadas são:
  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem