O objetivo do GGIM será promover melhores e mais rápidas condições para o estabelecimento de ações de defesa social atuando como apoio às autoridades policiais estaduais e federais
Jaguaré ganha mais uma ferramenta para buscar melhorias em segurança pública no município. Para possibilitar maior integração entre as forças de defesa social, no dia 11 de abril às 14 horas no auditório da Prefeitura, será lançado o Gabinete de Gestão Integrada Municipal - GGIM. O objetivo é estabelecer e pôr em prática ações que visam à redução dos índices de criminalidade.
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal tem o papel de facilitar debates envolvendo as três esferas administrativas (municipal, estadual e federal). A atuação do GGIM vai permitir à Prefeitura trocar informações de forma mais facilitada envolvendo as forças policiais e facilitar a tomada de decisões para atuação conjunta. As forças policiais Militar e Civil terão atuação de destaque no GGIM.
Para o Prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, o GGIM vai possibilitar à Prefeitura atuar mais efetivamente e de forma mais inteligente na prevenção à criminalidade. “O GGIM vai agir de forma estratégica ouvindo todos os setores da sociedade para que possamos sugerir ações eficazes para as forças de segurança. Importante reforçar que a Prefeitura está fazendo a sua parte de garantir mais tranquilidade para nossos trabalhadores, empresários e produtores,” afirmou Marcos Guerra, que também será o presidente do GGIM.
Formação do GGIM
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal é formado por um colegiado pleno com secretários municipais e autoridades de órgãos estaduais e de segurança e de justiça criminal e social, como a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo e outros segmentos. O GGIM de Jaguaré será presidido pelo prefeito municipal e constituído pelos seguintes membros:
- Chefe do Poder Executivo e representantes das secretarias, titulares e suplentes;
- Representantes do Governo do Estado do Espírito Santo, que atuam no município, serão convidados a constituir o Plenário do GGIM, com direito a voz e voto: Magistratura; Ministério Público; Defensoria Pública; Polícia Militar e Polícia Civil.
- Representantes da Sociedade Civil Organizada: Ordem dos Advogados do Brasil – OAB; Conselho Municipal de Segurança e Conselho Tutelar.
Fonte: PMJ