PREVISÃO DO TEMPO | Frio se intensifica durante o final de semana no Sudeste e Sul


Instituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas do Norte ao Centro-Oeste do país, bem como para quedas de temperatura em Minas Gerais, litoral sul paulista e Região Sul.

Instituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas (em amarelo) e quedas de temperatura (em laranja). — Foto: Reprodução/Inmet

Após o registro de neve e "chuva congelada" em localidades do Sul, o feriado de Tiradentes (sexta, 21) e fim de semana deve ser marcado pelo frio intenso e mais precipitação na maior parte do país.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperados grandes acumulados pluviométricos no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, além de geadas no Sul do país.

O motivo? Tudo isso por causa de uma massa de ar polar que avança sobre o centro-sul do Brasil desde quarta-feira (19) e que derrubou as temperaturas em todo o país.

Efeito - amplitude térmica: Segundo Cesar Soares, meteorologista da Climatempo, a massa que trouxe a chuva para São Paulo nos últimos dias favorecendo a "amplitude térmica": madrugadas e manhãs frias com tardes mais quentes por causa do predomínio do sol e pouca nebulosidade, o que é comum no outono.

10°C ou mais de diferença: Em São Paulo e Mato Grosso do Sul são esperadas as menores temperaturas do ano na madrugada de sexta-feira (21), com mínimas de 10°C e 14°C, respectivamente. Em ambos os estados, a amplitude térmica (ou seja, a diferença entre a mínima e a máxima) está em torno dos 10°C nos últimos dias. Em Campo Grande, no domingo (22), a mínima deve ser de 14°C e a máxima de 28°C.

Até quando? A massa de ar polar começa a perder força no domingo (23), e a friaca não vai predominar no Sudeste ao longo da semana.

O meteorologista Bruno Kabke Bainy, do Cepagri/Unicamp, explica que a atual massa de ar é bastante estável e seca, favorecendo a condição de céu claro, com nuvens esparsas, proporcionando o ambiente ideal para uma amplitude térmica maior.

Veja abaixo a previsão de chuvas por região entre os dias 17 e 24 de abril:

Região Sudeste: No Espírito Santo, triângulo Mineiro, áreas centrais de Minas Gerais e no Rio de Janeiro  ocorrerá pouca chuva, menor que 50 mm. Já nas áreas Centrais e litoral de São Paulo, estão previstos acumulados de chuvas maiores que 80 mm, assim como no centro-norte e sudeste de Minas Gerais, devido à presença de áreas de instabilidade no início da semana e, no decorrer dos dias. Além disso, a passagem de um sistema frontal irá contribuir com chuvas expressivas entre os dias 19 e 22/04. 

Região Norte: São previstos volumes de chuva maiores que 50 mm em grande parte da região, podendo ultrapassar 80 mm em grande parte do Amazonas, norte do Amapá e Roraima, além das áreas do centro-norte e sudoeste do Pará e oeste de Rondônia. A previsão é de pouca chuva no Acre, grande parte de Rondônia, Tocantins e centro-sul do Pará, com valores abaixo de 50 mm.

Região Nordeste: Chuvas intensas com volumes que podem ultrapassar 70 mm são esperadas no centro-norte do Maranhão, norte do Piauí e na faixa oeste e sul do Ceará. Em áreas do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados devem ficar entre 10 e 70 mm.

Região Centro-Oeste: A previsão indica volumes expressivos, podendo ultrapassar 70 mm em áreas do norte do Mato Grosso, nordeste de Goiás e áreas centrais e norte do Mato Grosso do Sul.

Região Sul: As chuvas intensas, com acumulados maiores que 60 mm, devem afetar áreas do centro-oeste e sul do Paraná, além do extremo nordeste de Santa Catarina. A partir do dia 19 os ventos associados a um ciclone frontal se intensificam entre o mar e o leste da região.


Fonte: G1 


Postagem Anterior Próxima Postagem