![]() |
Real Noroeste x Nova Venécia — Foto: TVE |
Real Noroeste e Nova Venécia começam a decidir, a partir deste sábado, no estádio Kleber Andrade, o título do Campeonato Capixaba 2023. Essa será apenas a nona final entre times do interior, em 107 edições do Estadual.
O levantamento considera apenas as definições de títulos disputadas em jogos de mata-mata ou em final única. Com isso, estão descartados qualquer triangular, quadrangular ou hexagonal final, que possa ter apontado o campeão e vice. A pesquisa também considera um "time do interior" quando ele for de um município de fora da Região Metropolitana da Grande Vitória, que inclui Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Guarapari, Viana e Fundão.
1993 - Linhares EC x Aracruz
A primeira decisão de Campeonato Fundado, entre times do interior do Espírito Santo, aconteceu há 30 anos. Em 1993, o recém-criado Linhares EC levou dois anos para chegar a sua primeira final e garantiu o título inédito sobre o Aracruz, do município vizinho.
No confronto de ida, o Linhares empatou em 1 a 1 no Estádio do Bambu. Os gols do zagueiro Careca e do linharense Arildo Borges, aos 45 minutos da etapa final, garantiram a vantagem do empate para a Coruja Azul. Na volta, o placar sem gols, no estádio Joaquim Calmon, coroou a melhor campanha da edição. Na comemoração, a torcida invadiu o gramado para festejar com os seus heróis.
Autor do golaço de falta no jogo ida, o que depois do 0 a 0, na volta, viria a ser o "gol do título", Arildo Borges vê o futebol no interior sendo levado mais a sério que na capital.
- Não tenho acompanhado a finco, mas hoje as equipes do interior estão se reforçando bem mais. Tem Rio Branco, Desportiva e Vitória, mas o Real Noroeste tem feito, nos últimos anos, um trabalho bom, profissional. Nova Venécia também vem surpreendendo recentemente. Tem formado uma boa equipe e disputou a Série D. Todas as equipes com uma diretoria profissional, contratam excelentes jogadores e o trabalho tem tudo para dar certo. Assim como tem acontecido com as equipes do interior. Parece que os (times) da capital não tão contratando nomes de peso e levando o futebol a sério - declarou o linharense Arildo Borges.
Assim como Arildo, o volante Pedro Emanuel, do Nova Venécia, 30 anos depois também vai poder representar um clube da sua cidade natal, em uma final do interior. Nascido em 1999, Pedro é amigo de infância de Richarlison, dono do clube e atacante do Tottenham Hotspur-ING. Em caso de título, o jogador pode atingir um feito que outros times da cidade não conquistaram.
- É com extrema felicidade poder estar em um time no qual vem a ser da minha cidade natal. Não tem nada mais gratificante. Ficamos tristes por não podermos atuar dentro da nossa cidade, no Zenorzão, no qual a torcida foi de extrema importância para chegarmos até aqui. Mas tenho certeza de que irá dar mais um show na final, aonde quer que seja. É um momento importante na evolução não só no nosso estado, mas como do Brasil num todo. São olhares influentes que passam a analisar nossa região com mais carinho e atenção, podendo surgir oportunidades nesse cenário no qual quem não tem boas condições financeiras, infelizmente acabam ficando pelo caminho - declarou.
1995 - Linhares EC x Rio Branco VN
Na década de 90, o antigo Linhares EC conquistou quatro títulos, sendo que três deles foram sobre rivais do interior capixaba. Em 1995, o time do técnico Marcos Magalhães sagrou-se campeão em uma final histórica contra o Rio Branco de Venda Nova.
Na ida, as equipes ficaram no 1 a 1, no Olímpio Perim, que naquele jogo ficou lotado. Na volta, disputada no antigo estádio Guilhermão, que recebeu quase nove mil pagantes, um novo empate de 1 a 1, com gols de Jorginho e Zé Afonso, deu o título ao Linhares.
1997 - Linhares EC x São Mateus
![]() |
Linhares EC x São Mateus, final do Campeonato Capixaba 1997 — Foto: Arquivo/Nestor Muller/A Gazeta |
Em 1997, o Linhares EC mais uma vez encontrou um adversário do interior, na final do Campeonato Capixaba. Mas desta vez era o arquirrival São Mateus. No primeiro jogo, o Linhares saiu na frente, com uma vitória por 2 a 1, no Sernamby. Iran abriu o placar para o Pitbull, mas Róbson e Pinheiro viraram. Na volta, no Guilhermão, o empate de 1 a 1, com gols de Pinheiro e Marcelo Cabeção, deu o título à equipe linharense.
2007 - Linhares FC x Jaguaré
![]() |
Linhares FC x Jaguaré, final do Campeonato Capixaba 2007 — Foto: Arquivo/Chico Guedes/A Gazeta |
Na década de 90, o Linhares EC fez história ao conquistar quatro títulos estaduais. Com a paralisação das atividades do clube, surgiu o novo Linhares FC, no início dos anos 2000. E, em 2007, o linharense novato levantou a primeira taça do Campeonato Capixaba.
Na decisão, o Linhares encarou o Jaguaré, que também tentava o primeiro título. No jogo de ida, disputado no antigo estádio Joaquim Calmon, o Linhares FC venceu por 1 a 0, gol do zagueiro Diego. Na volta, o time linharense ficou no 0 a 0 com o Jaguá e foi decretado campeão.
2011 - São Mateus x Linhares FC
![]() |
Linhares FC x São Mateus, final do Campeonato Capixaba 2011 — Foto: Arquivo/Vitor Jubini/A Gazeta |
No ano de 2011, Linhares e São Mateus voltaram a decidir um Campeonato Capixaba. Porém, desta vez, quem estava representando a cidade de Linhares era o Futebol Clube, que havia sido campeão pela primeira vez, em 2007.
Com os dois jogos das finais realizados no Justiniano de Mello e Silva, em Colatina, por falta de estrutura nos estádios dos dois times, o Sama levou a melhor. O Pitbull do Norte ficou no 1 a 1, na ida, com gols de Jânio Baiano e Thiago Carioca empatando para o Linhares, e venceu na volta, por 2 a 0, gols de Regílson e Jânio Baiano.
2012 - Aracruz x Conilon
Dezenove anos após perder a final para o rival Linhares EC, o Aracruz voltou a decidir o Campeonato Capixaba contra uma equipe do interior. Em 2012, o adversário foi o Conilon e final foi feliz. No jogo de ida, o Dragão foi derrotado em Jaguaré, por 2 a 1. Edu Capetinha e Léo marcaram para o Conilon e Euller descontou para o Aracruz. Na volta, disputada no Eugênio Bitti, o Bambu, goleada de 4 a 1 (assista abaixo) e o título inédito para o clube. Cal Santos, Nei, Gilmar e David Dener marcaram os gols do Dragão e Paulinho Pimentel fez para o Conilon.
2014 - Estrela do Norte x Linhares FC
Em 2014, o Estrela do Norte Futebol Clube conquistou o primeiro título do Campeonato Capixaba da sua história centenária. E, na final tinha como adversário o Linhares FC, que buscava a segunda taça.
No jogo de ida, os times empataram por 0 a 0, em um Sumaré lotado. Na volta, o Linhares jogava por um novo empate para voltar a comemorar um título, após sete anos. Porém, com um gol do artilheiro Geraldo, o Estrela do Norte venceu a partida de volta, por 1 a 0, no Eugênio Bitti, em Aracruz, e conquistou o título inédito.
2021 - Real Noroeste x Rio Branco VN
No ano de 2021,Real Noroeste e Rio Branco VN decidiram o título do Campeonato Capixaba. A final foi um tira-teima das semifinais do ano anterior, que o clube de Venda Nova do Imigrante levou a melhor e posteriormente conquistou o seu primeiro título estadual.
Porém, desta vez foi o time de Águia Branca quem comemorou a conquista inédita da Série A. Após um 0 a 0 no jogo de ida, disputado no Rochão, o Real Noroeste empatou por 1 a 1, na volta, no Olímpio Perim, gols de Tonoli e Douglas (contra), venceu nas penalidades, por 8 a 7, e ficou com a taça inédita.
2023 - Real Noroeste x Nova Venécia
A nona final entre times do interior será realizada nos dois próximos sábados. A ida, com o mando do Nova Venécia, acontece neste dia 15 de abril, às 16h (de Brasília), no estádio Kleber Andrade, em Cariacica. A volta, onde o mandante é o Real Noroeste, será no dia 22 de abril, também às 16h, no José Olímpio da Rocha, em Águia Branca.
Na fase final do Campeonato Capixaba 2023 não existe vantagem. Em caso de igualdade na soma dos resultados das duas partidas, a decisão do título será nas cobranças de pênaltis. O futuro campeão garante as vagas para a Série D do Brasileirão e para a Copa Verde, ambas em 2024.
Fonte: ge