![]() |
Cobra sendo atacada por bando de mangustos depois de bote malsucedido Reprodução |
Nestas imagens que rodaram a internet nos últimos dias, uma cobra píton, espécie que é nativa da Ásia e da África, mas que também é largamente encontrada nos EUA, parece ter escolhido a presa errada para caçar seu almoço. Isso porque o réptil foi flagrado enfrentando as consequências de ter direcionado um ataque para uma grupo de mangustos - mamíferos da mesma família dos suricatos.
Na filmagem, que recebeu mais de 3 milhões de visualizações e 200 mil curtidas em uma rede social, vemos um bando de pelo menos dez animais cercando a cobra depois que ela tentou dar o bote em um dos pequenos mamíferos. A píton, que responde ferozmente à empreitada do grupo, chega a abocanhar um deles em determinado momento do vídeo, mas logo solta o cansado mangusto.
Os mangustos anilhados, esses com um conjunto de listras nas costas, medem cerca de 30 a 45 centímetros de comprimento, de acordo com o National Zoo & Conservation Biology Institute, da Fundação Smithsonian. Geralmente comem insetos, mas também podem se alimentar de uma grande variedade de outras presas como pássaros, ovos, caracóis, frutas e até... cobras.
No vídeo, eles parecem estar empregando uma tática de defesa conhecida como mobbing, em que o grupo se junta e ataca um predador, movendo-se em uníssono e gritando para parecer um grande oponente. Estes animais também trabalham em conjunto para criar seus filhotes, com todos os membros do bando ajudando a carregar os recém-nascidos e muitos ficando para trás para cuidar dos pequenos quando o resto do grupo sai para procurar comida, de acordo com a Newsweek.
Fonte: Um Só Planeta