Cozinheira e apresentadora morreu aos 91 anos e estava internada desde 11 de abril. Público terá acesso ao velório, Cemitério do Morumby, das 11h às 13h. Sepultamento será reservado aos amigos e à família.
Palmirinha Onofre, em foto de julho de 2014 — Foto: Iwi Onodera/EGO |
O corpo da apresentadora Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, é velado na manhã desta segunda-feira (8), no Cemitério do Morumby, na Zona Sul de São Paulo.
A cerimônia começou por volta das 9h, restrita aos amigos e parentes. Os fãs poderão se despedir da 'vovó mais querida do Brasil' das 11h às 13h, horário aberto para o público.
O enterro à tarde e restrito aos parentes e amigos.
Palmirinha estava internada na capital paulista desde o dia 11 de abril e morreu no domingo (7), aos 91 anos, por problemas renais crônicos. Ela deixa três filhos, seis netos e seis bisnetos.
Homenagens
Muito emocionada, Sandra Bucci, uma das filhas da apresentadora, comentou sobre o legado da mãe, dentro e fora da televisão.
"Tudo que eu sou e passei para meus filhos, ela que me ensinou. Ela que me ensinou a humildade. Essa palavra fazia parte do cotidiano dela."
Um dos primeiros a chegar ao velório foi o ator Anderson Clayton, o intérprete de Guinho, que conviveu com a apresentadora por mais de duas décadas.
"É inacreditável, a gente não espera. Fazer o Guinho com ela, durante esses 25 anos, foi uma grande escola. Ele foi uma grande empreendedora, guerreira, de um coração, de uma generosidade."
Ator Anderson Clayton, o intérprete de Guinho, foi um dos primeiros a chegar ao velório — Foto: Reprodução/TV Globo |
A cozinheira e apresentadora trabalhou por 13 anos em programas culinários da TV Gazeta (leia mais abaixo).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte de Palmirinha, "uma figura querida da nossa televisão". Famosos como a apresentadora Tatá Werneck e a modelo Isabella Fiorentino também lamentaram. Anderson Clayton, intérprete do fantoche Guinho (seu braço-direito nas receitas televisivas), publicou uma carta em homenagem à parceira.
Trajetória
Palmirinha marcou a história da TV brasileira com suas participações em programas culinários. Veja abaixo alguns destaques de sua trajetória:
Estreia na TV
- Segundo a família, estreou na TV em 1994, aos 63 anos, ao participar de uma matéria do programa da Silvia Popovic, na TV Bandeirantes.
- O carisma e o talento chamaram a atenção de Ana Maria Braga, à época, apresentadora da Record. Ela convidou Palmirinha para o seu programa, "Note e Anote", em 1994.
- Foi Ana Maria, inclusive, quem transformou Palmira em “Palmirinha”, como ela ficou conhecida nacionalmente dali em diante. As duas sempre se tratavam no diminuitivo: Palmirinha e Aninha. Foram cinco anos juntas no "Note e Anote".
- Em 1999, foi contratada pela TV Gazeta para apresentar o TV Culinária. Depois, teve oportunidade de apresentar o “Programa da Palmirinha” no canal fechado Bem Simples/FOX Life que ficou no ar até 2015.
- Em 2019, mais de 20 anos depois, Palmirinha foi convidada para participar do programa "Mais Você", na TV Globo (veja a foto abaixo).
"Foi muito sofrimento, você sabe disso, muitas portas se fechando. Mas, quando eu comecei a trabalhar com você, eu fui crescendo e pude aprender a falar na televisão, a atender meu público. E por você, ganhei um programa para apresentar", disse Palmirinha na ocasião.
Ana Maria Braga recebe Palmirinha no 'Mais Você' desta sexta (19) — Foto: João Cotta/Globo |
Trabalho na TV Gazeta
- Com a transferência de Ana Maria Braga para a TV Globo, Palmirinha seguiu um novo caminho e passou a ser colaboradora de programas da TV Gazeta. Em 1997, começou a ensinar receitas no clássico “Mulheres” e no "Pra Você".
- Anos depois, ganhou um programa próprio: o "TV Culinária". Foi um marco em sua carreira.
- Ao longo de 13 anos, foi parte do elenco da TV Gazeta.
- Em 2010, deixou a casa para se dedicar a projetos pessoais.
Palmirinha Onofre, em foto de julho de 2014 — Foto: Iwi Onodera/EGO |
Projetos pessoais
- Fez sucesso nos cinemas, em 2017, com uma participação especial no “Internet: O Filme”.
- O último trabalho na TV foi em 2019 como jurada no reality "Chef ao Pé do Ouvido", da GNT.
- Palmirinha sempre foi convidada e teve importantes participações nos principais programas das emissoras nacionais, como Programa do Jô, Mais Você, Altas Horas, Domingão do Huck, Conversa com Bial, entre outros.
- Ela sempre foi um sucesso nas redes sociais -- seja pelo seu carisma ou pelos "deslizes" divertidos que cometia na cozinha. Foi citada no livro "Os 198 Maiores Memes Brasileiros que Você Respeita", de Kleyson Barbosa.
'Doce a amada', 'bom astral': a repercussão
A apresentadora Tatá Werneck foi uma das primeiras a lamentar a morte de Palmirinha nas redes sociais. "Querida! Doce e amada Palmirinha! Te amamos", escreveu.
Ana Maria Braga também compartilhou uma homenagem no Instagram. "Minha grande amiga Palmirinha. Mãe, amiga e irmã que a vida me deu. Hoje o céu tá mais doce com a tua chegada! Sorte de quem teve o privilégio de tê-la por perto. Meus sinceros sentimentos para toda família. Obrigada por tudo", disse.
O apresentador Serginho Groisman disse que "aprendemos muito sobre comida, bom astral e bom humor" com Palmirinha. À GloboNews, Groisman relembrou a participação da Palmirinha no 'Altas Horas' e contou sobre sua na TV (veja vídeo abaixo).
"Palmirinha é realmente uma mulher que serve como um exemplo de libertação. É uma mulher única e vai deixar saudades", disse o apresentador em entrevista.
Já o chef Edu Guedes afirmou que está "sentindo um vazio enorme. Tudo que fez ficará na memória de todos nós".
Fonte: G1