Muitas mulheres comentam que no período que antecede a menstruação, a conhecida Tensão Pré-menstrual (TPM) além das cólicas, irritação e inchaço, o desejo por comer doces aumenta. Mas será que existe alguma explicação científica para o ocorrido?
Entre diversos artigos publicados, uma das explicações é que a variação hormonal provoca o ocorrido, ou seja, a queda da progesterona e do estrogênio e a redução nos níveis de serotonina – que é o hormônio responsável pelo bem-estar causam o desejo por doces e ainda, por comidas mais calóricas.
Algumas descobertas sugerem o aumento na ingestão de proteínas animal após a ovulação e o aumento por desejo além de doces, por gordura, assim há um aumento na compulsão alimentar. É visível no consultório mulheres relatarem os desejos de comer muitas calorias neste período, e neste caso, massas, alimentos gordurosos, carboidratos, etc.
O chocolate que é muito associado neste período, possui substâncias que promovem a sensação e bem-estar, entre elas a feniletilamina, além da cafeína e ácido oxálico. Assim, a sensação de prazer e conforto surge ingerindo o doce.
Minha dica é tentar os chocolates na versão amarga, com 70% cacau e tentar consumir uma quantidade mínima por dia.
É necessário avaliar a real motivação para o este consumo exagerado que vai além da flutuação hormonal.
Fonte: Folha Vitória/Vida Saudável