Foto: @Local12, |
Um menino de 13 anos morreu por overdose de antialérgico após participar do 'desafio Benadryl', do TikTok. Jacob Stevens estava em casa com os amigos, quando decidiu filmar o desafio.
A 'trend' da rede social incentiva os internautas a tomarem altas doses de Benadryl, nome comercial de um medicamento antialérgico (difenidramina), que induz alucinações.
O jovem teve uma convulsão logo após o início da filmagem – sintoma comum de overdose. Posteriormente, ele ficou em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passou a respirar sob ajuda de ventiladores mecânicos.
Depois de seis dias em tentativas de tratamento, a equipe médica constatou que o adolescente estava sem atividade cerebral (morte encefálica, definição legal de morte, que ocorre quando há completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro).
"Ele não fez um movimento, nada, por seis dias. Meu filho perdeu a vida tentando se divertir com alguns de seus amigos e realmente não percebeu o que estava fazendo", disse o pai de Jacob, Justin Stevens, ao tabloide do Reino Unido The Sun.
No funeral do jovem, o pai tentou disse que conversou com os amigos do filho. "Eu apenas tentei dizer a eles para cuidarem uns dos outros e não convencer seus amigos a fazerem coisas assim".
Justin também luta para que as restrições de idade no TikTok e no comércio de medicamentos de venda livre sejam mais duras, para que a situação de Jacob não se repita em outras famílias.
Atualmente, o TikTok bloqueia as buscas pelo desafio com um pop-up dizendo: "Alguns desafios on-line podem ser perigosos, perturbadores ou até encenados. Saiba como reconhecer desafios perigosos para poder proteger sua saúde e bem-estar."
Vale ressaltar que o desafio não surgiu agora. Desde 2020 há registros dessa trend, que já teria causado a morte de uma jovem de 15 anos, moradora do estado de Oklahoma, também nos Estados Unidos.
Fonte: R7