Ao menos seis pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas em estrada de Illinois, nos EUA Reprodução/Redes sociais |
Uma tempestade de poeira ao Sul da cidade de Springfield, em Illinois, nos Estados Unidos, causou um engavetamento de 70 a 90 automóveis em uma importante estrada e deixou ao menos seis mortos e mais de 30 feridos, nesta segunda-feira. De acordo com a polícia local, o acidente incluiu "aproximadamente 30 veículos comerciais e 40 a 60 carros de passageiros", alguns dos quais ficaram em chamas.
Apesar de ainda estarem investigando o ocorrido, a causa é considerada "os ventos excessivos que sopram terra dos campos agrícolas ao longo da rodovia, levando à visibilidade zero".
O acidente foi na rodovia Interestadual 55, nos sentidos norte e sul no Milepost 76, entre os condados de Sangamon e Montgomery, às 10h55 no horário local. Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver alguns automóveis em chamas. A fumaça do fogo se mistura com a poeira da terra.
Massive pileup on I-55 south of Springfield, Illinois has closed the interstate for nearly 30 miles. Blowing dust off freshly plowed fields led to very low visibility#ilwx
— Nick Hausen (@NickHausenWx) May 1, 2023
🎥: Nathan Cormier pic.twitter.com/im7QLE8BTp
Segundo a polícia, os feridos têm idades entre 2 e 80 anos. Com ferimentos leves a risco de vida, eles foram transportadas para um hospital.
Evan Anderson, de 25 anos, estava na estrada durante o acidente.
— Você nem conseguia ver. As pessoas tentavam desacelerar, outras não, e eu simplesmente fui atropelado. Havia tantos carros e caminhões com tanto ímpeto atrás deles — disse ele à Associated Press.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA aconselha os motoristas a "manterem as duas mãos no volante e diminuir a velocidade" caso passem por uma tempestade de poeira enquanto estiverem em uma estrada.
"Se o vento for forte o suficiente para impedir uma direção segura, fique no acostamento e pare, certificando-se de estar longe de árvores ou outros objetos altos que possam cair sobre o veículo. Fique no carro e ligue o pisca-alerta até o vento diminuir", acrescenta a organização.
Fonte: O Globo