VÍDEO: Professor viraliza com vídeo de chamada com frases ditas pelas mães dos alunos

Professor de escola em Betim viraliza nas redes sociais com vídeo de "chamada" com frases ditas pelas mães dos alunos — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um professor viralizou nas redes sociais ao publicar um vídeo gravado em sala de aula durante a chamada. Gabriel Mendes, de 31 anos, dá aulas no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Durante a gravação, cada aluno responde a "presença" com frases "clichês" que são ditas pelas mães. O vídeo já soma 2,1 milhões de visualizações e quase 200 mil curtidas. Veja vídeo abaixo;

"Nem de longe eu imaginava um alcance desses. 😅 Acho que o pessoal se identificou, vi muitas mães compartilhando com os filhos… Muitos filhos também compartilhando com suas mães. Quem nunca ouviu alguma daquelas frases, né?!", conta o professor.

📚📓 Gabriel Mendes é professor em cinco turmas. Nos cursos técnicos, os estudantes têm de 16 a 20 anos, e nos cursos superiores, a média de idade é de 18 a 40 anos. As disciplinas aplicadas são: soldagem, ciência dos materiais, fabricação de metais, processos de fabricação e laboratório de processos de fabricação.

De acordo com o educador, existe diálogo e entrosamento com as turmas. Eles sempre conversam sobre assuntos transversais nas aulas, e no dia do vídeo surgiu o assunto sobre a importância das mães.

Comentei de algumas frases que minha mãe me falava – e fala até hoje – depois disso alguns alunos quiserem compartilhar as frases de suas mães também. Acabou virando nossa chamada do dia.

Frases da minha mãe – parte II

👨‍🏫 O professor conta que a interação com os alunos sempre aconteceu, mas o modelo atual – com vídeos – foi no começo deste ano. Gabriel considera importante ter uma proximidade para buscar melhoria no processo de aprendizagem dos alunos e também ter uma abertura maior para cobranças e ensinamentos, até mesmo fora de sala.

"Os vídeos foram algo natural... Partiu dos próprios alunos. Eles começaram a fazer algumas gravações, alguns professores não gostam da ideia de serem filmados, mas eu não importo e entendo que isso é uma nova era. Eles são muito atraídos pelos vídeos de internet, então pensei: 'Se eles gostam desse método, não vejo por que não me adaptar também'. Tem dado certo", afirma.

Segundo ele, no Instituto Federal existem alunos PCDs, com transtorno do espectro autista, com TDAH, entre outros. Gabriel busca interagir mais nas aulas e percebe que usar exemplos lúdicos e outras formas de explicação que não sejam o quadro ou slides ajuda no processo de aprendizagem. 🤓

"A inspiração é tentar fazer das aulas e da sala de aula um local onde eles queiram ir, que se sintam bem e que saiam se sentindo melhores do que quando entraram. Eles já chegam com ideias novas para vídeos, querem se sentir parte das aulas, participar mais das dinâmicas e aulas práticas que temos", afirma Gabriel Mendes.

Recentemente, o professor gravou um vídeo com a própria mãe, Maria Socorro, de 66 anos, e brincou sobre estar "famoso" nas redes sociais. Veja vídeo abaixo;

Carreira

Gabriel Mendes, de 31 anos, é formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e começou a dar aula em cursinhos em 2008. Em 2011, iniciou como docente no nível técnico e profissionalizante. Em 2018, passou no concurso para professor de nível técnico, superior e de pós-graduação, onde permanece atualmente.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem