Asilos suspeitos de lesão corporal, exploração financeira e violência psicológica são alvos de operação

Operação no ES apura denúncias de maus-tratos envolvendo asilos. — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Dez Instituições de Longa Permanência particulares localizadas na Grande Vitória são alvo de uma operação da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa (DEPPI) da Polícia Civil do Espírito Santo nesta quarta-feira (21). Os asilos foram denunciados por lesão corporal, exploração financeira e violência psicológica contra idosos.

De acordo com a delegada Milena Gireli, que comanda a operação Violeta - que faz referência ao mês "junho violeta" dedicado ao combate à violência contra a pessoa idosa - estão sendo apuradas denúncias contra asilos localizados em Cariacica, Vila Velha e Serra.

Acompanham os trabalhos da Polícia Civil integrantes da Vigilância Sanitária e do Conselho do Idoso.

Em entrevista ao g1, a delegada falou sobre os crimes que estão sendo investigados nas instituições.

"As denúncias são de maus-tratos e citam condições degradantes, privação de alimentos e limpeza inadequada, situações que colocam a vida e a saúde dos idosos em risco", disse a delegada.

Também estão sendo investigados crimes de lesão corporal, em que idosos teriam sido alvo de violência física e exploração financeira.

"Eles ficam com os cartões de benefício do idoso e, muitas vezes, é isso que paga os custos. Porém, o dinheiro pode ser utilizado para outros fins, em benefício próprio", disse a delegada.

A delegada disse que algumas denúncias também citam empréstimos indevidos feitos em nome dos idosos.

Até a publicação desta reportagem, nenhum suspeito tinha sido preso.

Os bairros e os nomes das instituições alvos da operação não foram divulgados.

Fonte: G1



Postagem Anterior Próxima Postagem