Com expectativa de atrair 15 mil visitantes, feira agro movimenta economia do noroeste capixaba


O município de São Gabriel da Palha (ES) sedia, entre os dias 27 e 29 de julho, a Feira de Agronegócios Cooabriel 2023. Os organizadores vão apresentar tendências tecnológicas e uma programação para os produtores, além de promover o café conilon como bebida de qualidade. Para a edição deste ano, foram investidos R$ 1,8 milhão para melhorar a infraestrutura da área de eventos. A expectativa de público gira em torno de 15 mil visitantes. Contudo, a movimentação vai refletir não apenas na área da feira, mas nas cidades do entorno, especialmente na rede hoteleira e restaurantes.

Empresários comemoram o aumento da busca por hotéis

O local escolhido para a realização da feira será na área de eventos da Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), reconhecida como a maior cooperativa de café conilon do Brasil.

Localizada estrategicamente às margens da Rodovia ES-137, a feira contará com uma estrutura composta por 86 estandes, superando o número de expositores do ano anterior, que foi de 70. Na edição passada, o evento movimentou cerca de R$ 200 milhões em negócios.

O presidente da CDL de São Gabriel da Palha, Pedro Luiz Azeredo (Polaco), ressalta que a expectativa é de grande movimento no comércio local, mas também toda a região, especialmente nos restaurantes e hotéis.

Segundo Azeredo, o aumento na circulação de pessoas contribui para o aquecimento nas vendas, que registra uma alta de 70% nos dias da Feira de Agronegócios.

“Todos se preparam e deixam as vitrines mais bonitas para atrair os consumidores. Além disso, alguns segmentos, como restaurantes, ajustam os horários de atendimento para atender à demanda dos visitantes”, afirmou.

Já o presidente da cooperativa, Luiz Carlos Bastianello, acredita que a feira é uma oportunidade para os produtores adquirirem não apenas insumos, máquinas, equipamentos, mas também conhecimento, que é preponderante para que ele tome decisões mais assertivas dentro de suas propriedades.

“Os produtores da região reconhecem que o evento é um momento oportuno para fazer bons negócios. Por esses aspectos, a feira tomou uma dimensão significativa e para esta edição esperamos um grande volume de visitantes e, claro, um volume de negócios proporcional a esse movimento”, explicou Bastianello.

Espera-se atrair um público diversificado, composto por cafeicultores e produtores em geral, pesquisadores e estudantes, instituições financeiras e órgão públicos de fomento à agricultura; empresas fornecedoras de máquinas, equipamentos e insumos.

A movimentação em torno do evento é visível nos hotéis da região, como o Hotel São Gabriel. Os empresários têm visto de perto a expectativa e movimentação em diversos setores comerciais, como restaurantes, lanchonetes e hotéis.

“Estamos esperando por esse evento o ano todo. Sendo uma cidade do interior, um evento dessa magnitude movimenta consideravelmente nossa economia. Além de ser benéfico para todos os empresários da região, especialmente os bares e restaurantes, agita a economia local”, destaca Elisangela Barachi, sócia do Hotel São Gabriel.

A demanda é tamanha que o hotel tem recebido inúmeras ligações e contatos solicitando reservas. Como a capacidade é limitada, todas as acomodações já estão reservadas há dois meses.

Em comemoração aos 60 anos, Cooabriel anuncia show com atração nacional

A grande novidade anunciada para este ano será a realização de um show com atração nacional, em virtude da comemoração dos 60 anos da cooperativa, que serão completados em setembro.

Estão oficialmente confirmados os artistas Alemão do Forró e Michel Teló. O show será realizado na área de eventos da Cooabriel, em São Gabriel da Palha, no dia 29 de julho, data em que acontece o terceiro e último dia da feira.

“Para esta data, praticamente fechamos nosso hotel devido à alta procura. A atração musical está contribuindo para o aumento da demanda. No ano passado, a feira foi um sucesso e agora teve um aumento significativo na venda dos estandes. Devido ao sucesso do evento anterior, ouvimos dizer que praticamente todos os envolvidos retornarão este ano. As pessoas estão animadas para voltar”, relata Eliete Almeida Sfalcini, proprietária do Hotel D’Lourency.

O hotel está lotado desde março. Diante da grande procura, os proprietários decidiram disponibilizar algumas casas para aluguel, a fim de atender às necessidades de empresas de grande porte que aguardam para participar do evento.

“Como nossa cidade não possui um forte apelo turístico, esse evento acaba sendo benéfico, pois movimenta a cidade. Isso impacta positivamente as lojas, restaurantes e hotéis”, acrescenta Sfalcini.

Fonte: Folha Vitória

Postagem Anterior Próxima Postagem