Inverno no ES pode ter menos chuva e temperaturas acima do normal


O inverno no Espírito Santo promete trazer surpresas neste ano, de acordo com as informações fornecidas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Oficialmente, a estação mais fria do ano começa nesta quarta-feira (21), às 11h58.

Com previsões de volume de chuvas abaixo da média e temperaturas acima do normal, é esperado um comportamento atípico durante o trimestre compreendido entre julho e setembro. Sendo assim, a previsão é de que o inverno não seja tão frio para os capixabas.

Embora o monitoramento da temperatura da superfície do mar indique a presença do Fenômeno Climático El Niño, impactos climáticos relacionados a esse fenômeno devem ocorrer somente no último trimestre do ano, quando a circulação dos ventos estiver plenamente configurada para o novo padrão de transporte de umidade.

Sobre o volume de chuvas, a estimativa é de que será inferior à média climatológica para o período, no entanto, acontece no trimestre mais seco do ano.

O Incaper destaca que o padrão de chuva observado durante a estação chuvosa, de outubro a março, foi suficiente para manter um nível satisfatório de abastecimento de água.

Em relação ao padrão das temperaturas, o Incaper prevê que os números fiquem acima da média. Apesar disso, os sistemas meteorológicos característicos da estação, como massas de ar polar, inversões térmicas e nevoeiros, devem ocorrer com menor frequência.

Clima em todo o Brasil

O inverno não deve ser muito rigoroso no Brasil este ano, segundo as previsões climáticas. Em entrevista à Radio Eldorado, a meteorologista Maria Clara Sassaki, da Climatempo, explicou que a expectativa para uma estação menos gelada está associada às influências do fenômeno El Niño.

"Por incrível que pareça, apesar do frio que a gente sentiu nos últimos dias, o inverno deste ano não será tão rigoroso na maior parte do Brasil", afirmou Maria Clara.

"Se comparar a temperatura média durante todos os meses de inverno de 2023, teremos, no final da estação, uma temperatura média acima do normal em todas as regiões do País. A única exceção será o Rio Grande do Sul, que deve registrar temperatura um pouco abaixo do normal", disse a meteorologista.

As frentes frias que sobem pelo Brasil, explica meteorologista, vão se estacionar sobre os Estados do Sul, e não devem ultrapassar os limites do Paraná para alcançar as regiões do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem