Noroeste do ES registra primeira morte por febre maculosa do Estado em 2023


De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, 10 casos foram registrados em 2023, em cidades capixabas até o momento.

Vista da cidade de Barra de São Francisco-ES

O Estado do Espírito Santo registrou a primeira morte pela febre maculosa em 2023. A doença é causada por picada do carrapato estrela. A vítima capixaba é um paciente do sexo masculino, morador da cidade de Barra de São Francisco, no Noroeste do Estado.

Segundo informações da SESA, neste ano, o Estado registrou 10 casos, confirmando na segunda (19/06) o primeiro óbito do ano em decorrência da doença.

Os casos confirmados no ES em 2023 são dos municípios de: Nova Venécia (01), Afonso Cláudio (01), Barra de São Francisco (03), Colatina (01), Mimoso do Sul (02), Laranja da Terra (01) e Domingos Martins (01).

A Secretaria de Estado da Saúde afirma que a pastas realizada ações de alerta aos profissionais de saúde visando otimizar a detecção da doença. As ações realizadas com apoio das superintendências de Saúde e dos municípios capixabas tem sido: capacitações aos profissionais da saúde, visitas aos locais com registro de casos para acompanhamento, além do trabalho de educação de saúde orientada pela SESA e executadas pelos municípios.


Da Redação / Com informações da SESA


Postagem Anterior Próxima Postagem