Turistas estão notando que o preço de passagens aéreas para destinos europeus estão aumentando. Em comparação, os preços para os Estados Unidos diminuíram.
Um dos grandes sonhos da maioria dos brasileiros é visitar a Europa em algum momento da vida. Ultimamente, a realização desse desejo tem ficado ainda mais distante por causa de um aumento repentino nas passagens aéreas para destinos europeus.
Por causa desse movimento estranho, outros destinos, como os Estados Unidos e países da América do Sul, parecem mais atraentes no momento. Mas, afinal, o que explica esse aumento repentino?
Porque viajar para a Europa está mais caro?
Há cerca de duas semanas, no dia 7 de junho, o portal Melhores Destinos, que é especializado em viagens, fez uma publicação que explica a razão pelo qual as passagens para a Europa estão custando até duas vezes o valor cobrado para ir até os Estados Unidos, destino que também não é barato.
Como exemplo, uma passagem de São Paulo até Los Angeles estava saindo por R$ 2565. O valor está notavelmente abaixo quando comparado com uma passagem de São Paulo para Paris, na França, por exemplo, que está custando em torno de R$ 3600.
Inicialmente, foi apontado que o fator que mais influencia o preço das passagens aéreas é a sua relação com a oferta e a demanda. Ou seja, por conta do interesse dos brasileiros em partir rumo à Europa os voos do Brasil estão com uma ocupação elevada.
Logo, não é preciso oferecer desconto, visto que há um constante interesse de compra. Leve-se em consideração ainda que os índices de visitação ao Velho Continente estão voltando a ser o que eram antes do começo da pandemia.
Os Estados Unidos, por sua vez, estão com uma ocupação nos voos mais baixa do que o normal e, para atrair os interessados, as empresas aéreas costumam oferecer descontos notáveis.
Em outras palavras, caso você esteja planejando tirar férias internacionais e o gasto na folha interessa, talvez seja melhor esperar abaixar o preço do seu destino na Europa ou selecionar outro local, como os Estados Unidos.
O Melhores Destinos também citou outros fatores como responsáveis por essa baixa procura de viagens aos EUA. Dentre eles, a burocracia para tirar o visto americano, o fato das viagens entre Brasil e os Estados Unidos poderem ser feitas com conexões curtas em países que ficam no caminho, o aumento do preço do dólar nos últimos anos e a escassez de aviões.
Fonte: Escola Educação