Ricaço toma 1 copo de azeite por dia pra atrasar velhice; isso funciona?

Bilionário tem foco em parar processos de envelhecimento- Foto: Freepik/Reprodução

Bryan Johnson, empresário americano conhecido por encarar uma rotina cheia de truques para ficar mais jovem, compartilhou na quarta-feira (14) sua mais nova estratégia de rejuvenescimento: tomar um copo de azeite extra virgem por dia.

O relato foi publicado em seu Instagram. No mês passado, Johnson chamou atenção por anunciar que estava recebendo transfusões de sangue do seu próprio filho, Talmage, para retardar o declínio cognitivo. A meta é ter o corpo equivalente a um jovem de 18 anos. VEJA AQUI O VÍDEO.

Azeite rejuvenesce?

“O azeite de oliva virgem é rico em polifenóis, que, segundo estudos demonstraram, podem potencialmente proteger contra várias doenças, como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes”, escreveu Johnson em seu Instagram.

A informação procede em partes, segundo Aline Silva de Aguiar, professora na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense.

"O azeite é rico em gordura monoinsaturada, que tem propriedades anti inflamtatórias, e polifenóis, que ajudam na melhora cardiovascular. No entanto, ele está exagerando. Não tem nenhuma evidência científica que o azeite leve à maior longevidade", diz.

Apesar de propriedades atrativas, consumir um copo de azeite por dia por trazer malefícios ao invés de ajudar na saúde. A especialista cita um ganho calórico excessivo com a quantidade ingerida pelo empresário.

"O que é recomendado a de 1 a três colheres de sopa por dia de azeite", afirma.

Existe alimento rejuvenescedor?

Segundo a ciência, não. A combinação de múltiplos fatores, do plano alimentar à qualidade da rotina de vida, é que vai influenciar no envelhecimento celular de um indivíduo.

"Se a pessoa fuma, bebe álcool, não faz exercício e come ultraprocessado, não adianta consumir um copo de azeite, como esse milionário está fazendo", diz Aguiar.

Um consumo equilibrado, com três ou quatro porções diárias de frutas, duas ou três de vegetais e duas a três de proteína, e níveis de descanso adequados são os primeiros passos para uma vida mais longeva.

"O sono também é o horário que você tem de reestabelecimento celular, até a nivel neuronal, para preservar a memória. O sono preserva o tecido dos órgãos, principalmente do cérebro", pontua a especialista.

Projeto Blueprint

Bryan Johnson gasta milhões de dólares por ano tentando reduzir sua idade biológica — quantos anos seu corpo parece ter, em vez da sua idade real cronológica, de 45 anos.

Ele acorda às cinco horas da manhã, come sua primeira refeição uma hora mais tarde, depois uma segunda e uma terceira e última refeição às 11 horas. Tudo isso combinado com 54 comprimidos criteriosamente selecionados, mais um conjunto de suplementos e medicamentos aprovados.

Ele afirma que tratamentos de pele já reduziram a idade de sua pele em mais de 20 anos. O copo de azeite corresponde, segundo o empresário, a 15% das exatas 1.977 calorias que ingere diariamente.

Fonte: Terra


Postagem Anterior Próxima Postagem